Vila Verde: Município avança com programa de vacinação gratuita destinada a combater o pneumococo (via C.M.V.V.)


O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, anunciou o avanço no concelho de Vila Verde de um programa de vacinação gratuita, a cargo do município, que complemente o Plano Nacional de Vacinas (PNV). A referida vacinação destina-se a combater o pneumococo (ver informação complementar), através da administração da PREVENAR 13. Vai beneficiar as crianças até aos 12 meses de idade.

O anúncio foi feito esta semana, durante uma visita enquadrada nos projectos de requalificação das extensões de saúde da Portela do Vade e do Pico de Regalados, com o objectivo de criar uma Unidade de Saúde Familiar (USF) que abranja os dois espaços. Na referida visita participaram, para além do edil vilaverdense, o Director Executivo do ACES Cávado II Gerês-Cabreira, Dr. Jorge Cruz, o Presidente do Conselho Clínico do ACES Cávado II Gerês-Cabreira, Dr. Raúl Borges, o Presidente da Junta de Freguesia da Vila do Pico de Regalados, Avelino Abreu, e a Vereadora da tutela, Drª Júlia Rodrigues Fernandes.

À margem da deslocação àquelas duas extensões de saúde, foi ainda feito anúncio de que avançará a requalificação do edifício onde funciona a Extensão de Saúde de Cervães. No mesmo enquadramento, o Presidente do Conselho Clínico do ACES Cávado II Gerês-Cabreira, Dr. Raúl Borges, adiantou que praticamente todo o concelho de Vila Verde tem cobertura ao nível do Médico de Família.  

Contudo, a revelação mais marcante foi feita pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, que – em articulação com os responsáveis de saúde local e regional - anunciou o avanço no concelho de Vila Verde de um programa de vacinação gratuita. 
«Com base em fundamentos técnicos muito bem sustentados e atendendo à importância da prevenção e combate ao pneumococo, o Município percebeu que deve assumir uma postura proactiva junto da população agindo no sentido de apoiar/complementar o Plano Nacional de Vacinas (PNV), custeando a vacinação contra o pneumococo, beneficiando – desta forma – as crianças até aos 12 meses de idade», revelou. O projecto tem já a linhas gerais definidas e será agora objecto de consolidação até à formalização do processo. 
Note-se que a referida vacinação incidirá no combate ao pneumococo, por via da administração da PREVENAR 13.
USFPico.JPG

DOENÇAS PNEUMOCÓCICAS
O que são doenças pneumocócicas?
São aquelas causadas pela bactéria Streptococus pneumoniae (pneumococo) e incluem: meningite, pneumonia, bacteremia e sepse (infecção na corrente sanguínea), sinusite e otite média (infecção do ouvido).

Todas são graves?
O pneumococo é uma causa muito importante de doenças graves em crianças em todo o mundo, principalmente a sepse, a meningite e a pneumonia. Além disso, é a causa mais frequente de sinusite e otite média aguda (OMA). Doenças pneumocócicas matam quase 1 milhão de crianças por ano no mundo, 90% delas nos países em desenvolvimento.

0 comentários: