Vila Verde: Lar e CAO da Misericórdia de Vila Verde prestam serviços de qualidade (via C.M.)



O lar residencial e o centro de actividades ocupacionais (CAO) da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde prestam serviço social de qualidade. Quem o certifica é o EQUASS - European Quality Assurance for Social Services - um sistema de certificação de qualidade europeu.
Os certificados foram entregues ontem na presença do presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), Manuel Lemos, que se deslocou a Vila Verde no âmbito de um conjunto de visitas de uma delegação líbia.
A entrega dos dois certificados - um para cada valência - é o culminar de dois anos de trabalho em prol da qualificação dos serviços sociais.

É a primeira misericórdia do país a obter esta certificação de qualidade.
O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde, Bento Morais, assumiu o “grande significado” da entrega dos certificados, um primeiro nível de qualidade.
O objectivo é caminhar agora para a excelência (nível 2).
Bento Morais sublinhou que é uma certificação europeia e elogiou o “empenho” e a “motivação” do pessoal em dar qualidade de vida aos utentes.

“Tudo o que conseguimos é graças a uma equipa muito jovem” afirmou Bento Morais, lembrando que a certificação pelo referencial EQUASS assenta num conjunto de princípios que vão desde a boa governança à ética, passando pela formação e qualidade do pessoal, pelos direitos dos utentes e até pelo rácio dos recursos humanos.
Para esta certificação foram ouvidas também as famílias dos utentes e até as empresas que trabalham com estas valências.

O presidente da UMP congratulou-se com esta certificação, a primeira, já que há outras misericórdias em Portugal a fazer o mesmo percurso.
Manuel Lemos destacou o facto de ser uma certificação externa e de nível europeu: “não somos nós a dizer que somos bons, são outros e são normas comunitárias que são cumpridas”.
“As famílias também se devem sentir muito seguras com esta certificação” afirmou.

Comitiva líbia de visita a hospitais das misericórdias

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde foi ontem um dos pontos de visita de uma delegação líbia que, no distrito de Braga, passou também pela Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso.
A delegação - composta por elementos do Ministério da Saúde da Líbia - está em Portugal a avaliar as condições para o acolhimento de cidadãos líbios pelos hospitais, neste caso das Misericórdias portuguesas.

O objectivo é avaliar o “know-how” das Misericórdias, na sequência de um conjunto de contratos estabelecido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, explica o presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), Manuel Lemos.
Manuel Lemos fala da oportunidade de fazer três em um; cumprir a missão universal das Misericórdias ao cuidar das pessoas independentemente do seu credo.

Outra vertente passa por apresentar Portugal como um parceiro credível em acções humanitárias e, por último, a vertente económica que pode ajudar na sustentabilidade neste momento tão díficil.
O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde, Bento Morais, refere que é um “manancial”, mas vai dizendo: “temos doentes para as nossas capacidades” e sublinha que há cada vez mais utentes a procurar os serviços do hospital e primeiro estão os nossos” frisou.


Fonte Correio do Minho por Teresa M. Costa

0 comentários: