Joana Fernandes © O Vilaverdense
Joana Fernandes tem 13 anos, reside em Cabanelas, Vila Verde, e acaba de vencer o ‘Prémio Inovação’ na 31ª Mostra de Artesanato de Barcelos, uma das modalidades mais importantes a concurso. Apesar da tenra idade, Joana garante que já não se lembra de ter férias. Isto porque, desde os 10 anos de idade, que todos os seus tempos livres são passados a conceber peças de artesanato em cortiça, desde suportes para garrafas, fruteiras, relógios, até carteiras, réplicas de monumentos, entre muitas outras.
A primeira peça desenvolvida por Joana Fernandes foi uma moldura para um retrato familiar. O resultado final foi tão positivo que Joana Fernandes, desde logo, se iniciou neste tipo de trabalho.
Joana Fernandes trabalha exclusivamente com cortiça, uma matéria-prima que, desvenda, “é bastante fácil de encontrar e de adquirir”. “É uma matéria-prima fácil de adquirir. Algumas rolhas são usadas e oferecidas por espaços de restauração, outras são compradas, mas é material relativamente barato”, afirma.
Com 13 anos, o mais natural seria que Joana Fernandes passasse as interrupções letivas a gozar o merecido descanso e a brincar com os amigos. Contudo, a sua paixão é a cortiça e as obras que com ela consegue realizar. “Os meus amigos já se habituaram. Eu passo o meu tempo nisto porque gosto. Quando me apetece parar um pouco, brinco com eles”, comenta a jovem artesã de Cabanelas.
Joana nunca tirou um curso de artesanato, nem sente necessidade para já. “A seu tempo se fará se for preciso”, atira.
A frequentar, nesta altura, o oitavo ano de escolaridade, Joana Fernandes não pensa ainda numa saída profissional para o seu futuro. Aliás, para já, só se imagina a “fazer algo ligado ao artesanato”, até porque, na sua ótica, “é possível viver só do artesanato”. “Tanto é que já existem imensas pessoas a faze-lo. Por isso, só tenho que apostar na qualidade e na aprendizagem constante”, perspetiva.
Qualidade de trabalho reconhecida em todo o país
Se dúvidas existissem, numa fase inicial, quanto à qualidade dos trabalhos apresentados por Joana Fernandes, o tempo encarregou-se de provar que o seu sucesso em nada se deve ao acaso.
Nos últimos meses, Joana Fernandes tem sido convidada para as mais importantes feiras e mostras de artesanato do país, bem como para participar em diversos programas televisivos e mostrar o seu dom.
RTP, SIC e TVI foram algumas das estações de televisão que já se manifestaram interessadas no trabalho desenvolvido por esta jovem artesã vilaverdense, que também já participou em eventos como a importante Mostra de Artesanato de Barcelos, na Feira Internacional da Cortiça em Coruche e na Feira do Artesanato do Senhor dos Matosinhos.
Mais recentemente, participou numa exposição em Ponte da Barca. Segue-se a Feira Agridoce, na sua terra natal, Cabanelas, e uma outra participação numa mostra de artesanato de Gemieira, em Ponte de Lima. Até final do ano, conta, ainda, participar na Festa das colheitas de Vila Verde e na Feira do Artesanato do Pombal, uma das mais conhecidas do país.
Joana Fernandes reconhece que tem “mais margem de progressão que o artesão mais convencional” e afirma que vais “aproveitar a juventude para evoluir constantemente”. “Quem gosta mesmo do artesanato, fá-lo porque adora a área. Para mim é uma paixão”, acrescenta.
0 comentários:
Enviar um comentário