Casa das Artes - com obras a decorrer
Está agendada para o próximo dia 8 de setembro a inauguração oficial da Casa Das Artes de Vila Verde, um equipamento de dinamização e formação artística que está a 'nascer' na freguesia da Lage. "É com enorme orgulho que vejo mais um velho edifício escolar adaptado a uma nova função social; desta feita, uma função de dinamização e formação artística", fez notar o presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, numa visita à antiga Escola do Penedo, na freguesia da Lage, onde verificou a fase final dos trabalhos de adaptação daquele edifício escolar e a sua transformação num moderno centro de formação e divulgação das Artes, sob a orientação da Associação de Artistas de Vila Verde – D’ARTE.
A intervenção resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia da Lage e a Associação de Artistas de Vila Verde - D’ ARTE, tendo o município cedido, para o efeito, a antiga escola primária e apoiado financeira e tecnicamente as necessárias obras de adaptação. Por seu turno, a Junta de Freguesia da Lage apoiou também financeiramente, contribuindo ainda com mão-de-obra e material.
"Com esta cedência da antiga escola do Penedo, o Município aproveita uma estrutura desactivada por força do reajustamento da rede escolar, para assim valorizar um património cultural e arquitectónico do Concelho", reforçou, durante a visita, António Vilela, que se fez acompanhar pelos responsáveis pelos organismos envolvidos na consumação e dinamização do projecto.
Casa das Artes
Dirigida pelo consagrado artista local Maciel Cardeira, a Associação D´Arte – Associação dos Artistas do Minho – pretende fazer do novo equipamento "um espaço de contacto entre jovens artistas, proporcionando experiências que permitam o desenvolvimento da imaginação, criatividade e da expressão artística nas suas várias dimensões". No local serão também organizadas exposições, lecionados cursos de formação e promovidos outros eventos destinados ao público em geral. A própria sede da D’ARTE ficará também instalada naquele edifício agora remodelado.
Fonte jornal Terras do Homem (c/ foto)
0 comentários:
Enviar um comentário