Minho: Ponte da Barca organiza 7ª Edição da Festa das Tradições (via C.M.P.B.)



A Festa das Tradições está de regresso a Ponte da Barca, no fim-de-semana de 3 a 5 de Maio. O certame, que vai já na sua 7ª edição, é promovido pela Câmara Municipal e visa, fundamentalmente, promover os usos e costumes minhotos e estimular a sua preservação. Do programa estipulado para a edição 2013 da Festa das Tradições, faz parte uma feira à moda antiga e das tasquinhas regionais, pela Associação A Velha Lamparina, e feira com produtos agrícolas pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.

“O Centro de Exposição e Venda de Produtos Regionais, local onde anualmente se tem realizado a iniciativa, começou a ser pequeno para acolher esta festa e os inúmeros visitantes”, salientou o autarca de Ponte da Barca, Vassalo Abreu, justificando a transferência da edição do certame deste ano para a recentemente renovada Praça Terra da Nóbrega, espaço privilegiado para acolher este tipo de iniciativas.

Assim, a partir das 15h00 de sexta-feira, realiza-se uma peça de teatro “Lenda da Ponte”, promovida pelos alunos da Escola Profissional EPRALIMA, e uma sessão de atividade física para toda a população sénior do concelho, inserida no projeto “Barca Ativa”. Esta iniciativa repete-se todas as primeiras sextas-feiras de cada mês até ao final do ano, e tem como objetivo combater o sedentarismo e incentivar a adoção de estilos de vida mais saudáveis. À noite, pelas 22h00, decorre o espetáculo musical com o grupo “Os sem Stress”.

Durante o Sábado e o Domingo, a animação está garantida com jogos tradicionais, danças e os cantares regionais com a atuação dos ranchos folclóricos de Lindoso, Lavradas, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, Bravães, Asias, Entre Ambos-os-Rios, Paço Vedro de Magalhães, Oleiros e Vila Nova de Muia, representação etnográfica pelo Rancho Folclórico e Etnográfico de Ponte da Barca, grupos de bombos de Sampriz e Bravães, e grupo musical “Sons do Minho”. A excelência dos vinhos de Ponte da Barca e o artesanato (artes, ofícios e tradições) estarão, igualmente, em destaque nestes três dias de festa.

0 comentários: