Godinhaços: Bispo veste "lenços de namorados" (via C.M.)



O bispo D. António Moiteiro ‘abençoou’ ontem a ideia pensada há cerca de ano e meio por um jovem pároco do arciprestado de Vila Verde: adornar os paramentos litúrgicos com motivos dos ‘lenços de namorados’. De visita pastoral a Godinhaços, aquele prelado celebrou missa com uma estola e casula onde foram desenhados os bordados típicos de Vila Verde.

“Eu sou a bide, vós sois os ramos, na igreja felizes estamos”. A frase proferida por Jesus Cristo, adaptada ao estilo muito próprio dos ‘lenços de namorados’ destacava-se na casula com que D. António Moiteiro celebrou, na tarde de ontem, na igreja paroquial de Godinhaços.

Em 2011, a revelação do propósito do padre Sandro Vasconcelos em adaptar a linguagem e os desenhos dos lenços às celebrações católicas não foi unânime entre os sacerdotes de Vila Verde. Ontem, dia paroquial da fé na pequena comunidade de Godinhaços, António Moiteiro aprovou a ideia, tanto mais que na sua ordenação como bispo usou paramentos com motivos dos também célebres e genuínos bordados de Castelo Branco.

“Quando avancei com a ideia dos paramentos estes motivos, uns padres aceitaram, outros não”, afirmou ontem o padre Sandro Vasconcelos, jovem sacerdote natural da freguesia bracarense de São Victor, mas em trabalho pastoral em cinco comunidades do arciprestado de Vila Verde desde a sua ordenação presbiteral, já lá vão 12 anos.

Esbatida alguma polémica inicial, a anuência do bispo auxiliar António Moiteiro incentivou o sacerdote responsável pelas paróquias de Moure, Rio Mau, Escariz S. Mamede, Godinhaços e Pedregais a avançar com a adaptação dos bordados aos paramentos litúrgicos que, nos últimos anos, se têm afirmado como imagem de marca do concelho. 

Enquanto aguardavam pela chegada do bispo, alguns populares de Godinhaços confessavam que a ideia percursora do padre Sandro, concretizada por duas bordadeiras da terra irá ser seguida noutras paróquias do arciprestado de Vila Verde onde a arte dos lenços de namorados ainda se mantém viva. Se assim for, depois de terem entrado em força no mundo da moda, os símbolos e quadras criados há vários séculos para transmitir sentimentos amorosos das raparigas em idade de casar, ganha agora funções nos paramentos dos sacerdotes.


Fonte Correio do Minho por José Paulo Silva

0 comentários: