Vila Verde: Turistas "guiados" por GPS (via C.M.)


Os turistas que visitarem o concelho de Vila Verde podem vir a dispôr, dentro de pouco tempo, de um aparelho ‘GPS’ (de georeferênciação), que lhes permita dar indicações sobre os locais a visitar. A informação foi transmitida ontem pelo presidente da câmara vilaverdense, António Vilela, na cerimónia de inauguração do Centro Interpretativo do Património Cultural de Vila Verde (CIPCVV), no Albergue de Peregrinos da freguesia de Goães.

“Estamos a estudar um processo que permita georeferenciar os caminhos do concelho por sistema de GPS. Os equipamentos poderão ser emprestados aos turistas e poderá conter referências históricas ou aos produtos gastronómicos”, salientou o autarca vilaverdense.
António Vilela respondia, desta forma, ao presidente da Junta de Freguesia de Goães, Carlos Machado, que solicitou o apoio da câmara municipal para a sinalização dos locais de interesse existentes na freguesia.

Centro ajuda a ‘perceber’ o concelho

Em relação ao CIPCVV, o autarca vilaverdense salientou que “é importante para os peregrinos perceberem o concelho e o seu património. Não queremos que passem a noite e se vão embora no dia seguinte. Pretendemos que façam uma reflexão sobre o que é o património e ganhem apetite para voltar”, disse António Vilela.

Nesse sentido foram instalados, no hall de entrada da antiga escola primária de Goães, um conjunto de 30 paineis que mostram os principais monumentos, a gastronomia e as actividades sócio-económicas do concelho.

Em destaque está, também, a obra de Sá de Miranda, um poeta que viveu na zona de Ribeira do Neiva. Em relação ao Albergue de Peregrinos, ficou a indicação de que o espaço inaugurado em 9 de Abril de 2011, foi frequentado em 2012 por 146 peregrinos.

Fonte Correio do Minho por Miguel Viana

0 comentários: