A Câmara Municipal de Vila Verde apresentou ontem publicamente o projecto ‘Idade Maior -Intervenção em Rede’.
A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Vila Verde, inclui entidades como a GNR, a Protecção Civil, os bombeiros, a segurança social, e entidades ligadas à saúde.
O projecto ‘Idade Maior’ surgiu de um trabalho levado a cabo pela GNR que teve como objectivo o levantamento do número de casos de idosos que vivem isolados no concelho.
“O programa destina-se a idosos com mais de 65 anos que vivam sozinhos e isolados e que não estão institucionalizados” referiu a Vereadora da Acção Social da Câmara Municipal de Vila Verde.
Júlia Fernandes esclareceu, ainda, como funciona o projecto: “Cada parceiro, ao visitar o idoso vai, depois, fazer o relatório dessa passagem pela habitação. Vai ver em que condições
se encontra a pessoa e relatar. Esse relatório estará acessível aos outros parceiros e será encaminhado para o parceiro certo”, disse a vereadora.
Quer isto dizer, por exemplo, que se a GNR ao visitar um idoso isolado verificar que precisa de assistência médica, o relatório será enviado para a Segurança Social e entidades sanitárias que darão andamento ao caso.
Os relatórios ficarão também disponíveis numa base de dados acessível aos parceiros que constituem o projecto.
Até agora estão a ser acompanhados 234 idosos no concelho vilaverdense.
O sistema permite, também, lanças alertas aos vários organismos nos casos em que o idoso, por exemplo, não é visitado há cerca de um mês, se tiver sido internado ou se for viver com um familiar.
Para o autarca de Vila Verde, o projecto vem coordenar todo o trabalho que já vinha sendo feito por várias entidades.
Fonte Correio do Minho por Miguel Viana
0 comentários:
Enviar um comentário