Vila Verde: EB 2 e 3 prepara-se para assinalar o Dia mundial da Floresta (via A.E.V.V.)


Para assinalar o Dia mundial da Floresta, que se comemora a 21 de março e que este ano acontece durante a paragem letiva da páscoa, o Departamento de Ciências realizou, no dia 15 de março, algumas atividades de sensibilização para a importância da preservação floresta e da avifauna e dos seus habitats.

Entre as atividades realizadas, destacam-se a colocação na zona verde do recinto escolar, de uma dezena ninhos destinados a aves, construídos pelos alunos, bem como a plantação algumas árvores de espécies autóctones no recinto escolar, sem esquecer a dramatização do conto "A Árvore", de Sophia de Mello Breyner Andresen, realizada pelo 7.º A na biblioteca escolar.

Tratou-se de uma abordagem prática da importância ecológica e conservação das aves e seus habitats, bem como de divulgação de técnicas para a construção de ninhos ou abrigos artificiais. Entre as aves que se espera que colonizem os ninhos, agora no início da primavera, contam-se o chapim-real, o chapim-azul e pisco-de-peito-ruivo.

Estas atividades contaram com a presença e colaboração do professor Alberto Rodrigues (presidente da CAP), e do Coordenador do Departamento de Ciências, Francisco Bezerra, e nela participaram os alunos do 5.º, 6.º e 8.º ano, os professores Luís Vaz, Francisco Bezerra e Francisco Vale, bem como alguns assistentes operacionais da escola.

Esta atividade está partilhada com toda a comunidade no site “A proteção da avifauna nos Jardins da EB 2/3 de Vila Verde”, criado pelo professor Luís Vaz.

0 comentários: