Portugal: Deputado Vilaverdense Jorge Pereira entre os nomes dos faltantes à votação para a suspensão da avaliação dos Professores


Doze deputados assinaram a folha de presenças na Assembleia da República na passada sexta-feira e abandonaram a reunião plenária antes da votação, que decorreu às 12h00. Devido à suspensão do voto electrónico por causa das obras, não é possível identificar os deputados em causa, mas, segundo as contas do CM, dez são sociais-democratas, um socialista e um do PEV: Heloísa Apolónia.


Segundo o Parlamento, foram registadas 35 faltas, mas certo é que na hora da votação da suspensão da avaliação dos professores faltavam 48 deputados. Hélder Amaral, do CDS-PP, estava presente, mas não entrou na sala a tempo de votar. Por isso, feitas as contas, doze deputados assinaram a folha e saíram antes de votar.

Em relação às 35 faltas, a maioria é do PSD. No total, faltaram 20 sociais-democratas. Apenas cinco estavam autorizados a fazê-lo por se encontrarem em missão parlamentar no estrangeiro: Mendes Bota, Mota Amaral, José Luís Arnaut, Freire Antunes e Duarte Pacheco. Além de 15 ausências a justificar, há mais dez deputados que têm de explicar porque assinaram o ponto e não votaram.

Situação que a líder do PSD quer ver esclarecida face à polémica que criou e promete tomar posição após as reuniões da bancada, liderada por Paulo Rangel. Ontem, Manuela Ferreira Leite retirou responsabilidades das faltas a Rangel: 'Seria absolutamente extraordinário que uma pessoa que não tem nenhuma responsabilidade nessa matéria, que exerceu todas as suas responsabilidades como líder parlamentar, fosse a pessoa que saía do grupo parlamentar.' O próprio informou que não irá divulgar a lista dos faltosos do PSD, alegando que esta é do domínio público.

Do lado do PS, com doze faltas, só cinco deputados estavam ausentes em missão parlamentar: Maximiano Martins, Vera Jardim, João Soares, Hortense Martins e Fátima Pimenta.

ASSINATURAS PARA CONGRESSO

A norte já estarão recolhidas as 2500 assinaturas para pedir um congresso extraordinário no PSD, mas ninguém assume a iniciativa. Bem pelo contrário, negam-na. Virgílio Costa, líder da distrital de Braga, desconhece o abaixo-assinado: 'Felizmente, não [conheço].'

Marco António, do Porto, também não sabe do que se trata: 'Não tenho qualquer envolvimento e não conheço.'

AS 35 FALTAS

PSD

Agostinho Branquinho
Almeida Henriques
Montalvão Machado
Carlos Páscoa Gonçalves
Duarte Lima *
Duarte Pacheco
Henrique de Freitas
Jorge Costa
Jorge Neto
Jorge Pereira
Jorge Varanda
José de Matos Correia*
José Freire Antunes
José Luís Arnaut
Mendes Bota
Miguel Frasquilho
Mota Amaral
Pedro Santana Lopes
Rui Gomes da Silva
Virgílio Costa

PS

Fátima Pimenta
Hortense Martins
João Soares
Joaquim Couto
Jorge Seguro Sanches
José Vera Jardim
Maria Manuel Oliveira*
Marta Rebelo*
Maximiano Martins
Mota Andrade
Paula Nobre de Deus
Pedro Nuno Santos

PCP

Honório Novo*

CDS-PP

Telmo Correia
Teresa Caeiro

*Falta justificada doença

Fonte Correio da Manhã
Fonte imagem

0 comentários: