O Município de Vila Verde, em parceria com diferentes parceiros das áreas da protecção civil, segurança e saúde, apresentou, esta manhã, o “projeto Idade Maior – Intervenção em Rede”. Esta é uma iniciativa de apoio social dirigida à população maior de 65 anos do Município de Vila Verde, idosos que vivam sozinhos ou isolados, sem retaguarda familiar. Nesta fase, a equipa multidisciplinar já sinalizou 234 idosos nas condições atrás referidas, que passarão a ser acompanhados de perto e assistidos conforme as carências e dificuldades que apresentem.
«Este é um projecto de intervenção activa no território», vincou o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, esta manhã, na Conferência de Imprensa de apresentação do projecto. Acompanhado dos responsáveis parceiros do projecto, o edil vilaverdense salientou estarmos em presença de um projecto de «acompanhamento de proximidade. Os diferentes parceiros saberão agir e encontrar respostas a todos os casos que vão sendo sinalizados».
Os parceiros envolvidos são: Município de Vila Verde, GNR de Vila Verde, GNR da Vila de Prado, Unidade de Cuidados à Comunidade do Centro de Saúde de Vila Verde, Segurança Social, Bombeiros Voluntários de Vila Verde, Serviço Municipal de Proteção Civil.
Na ocasião, a Vereadora da tutela da área social do Município de Vila Verde, Drª Júlia Rodrigues Fernandes, notou tratar-se de «um projecto com um alcance social extraordinário».
De resto, vincou que «surgiu da necessidade, sentida por um grupo de vários parceiros, de dar continuidade a um trabalho levado a cabo pelas forças policiais do concelho, que teve como objetivo o levantamento do número de idosos isolados. Estes parceiros sentiram que se deveria ir mais além e trabalhar no sentido de melhorar a qualidade de vida e a promoção do envelhecimento ativo desta população já por si muito fragilizada».
E foi mais longe: «tendo em linha de conta de que, por um lado, a estratégia de um plano comum entre diversos parceiros do concelho se constitui como uma mais-valia uma vez que permite uma melhor monitorização e controlo das situações de isolamento, por outro, permite ainda a partilha de conhecimentos e experiências entre as diferentes áreas do saber».
O objectivo principal deste projeto é contribuir para a melhoria da qualidade de vida através da promoção do envelhecimento activo, da solidariedade inter geracional e institucional. Para sua concretização serão realizadas uma série de atividades como a criacão de uma base de dados, interactiva e disponível para os parceiros do projecto para acompanhamento e vigilância das situações; a criação de uma equipa/piquete para acompanhamento das situações identificadas, com o encaminhamento para as diversas instituições de acordo com as necessidades detetadas.
Serão ainda desenvolvidas atividades de lazer e de melhoria do bem-estar físico e psicológico através da prática de atividades desportivas.
Na ocasião, foi apresentado um portal do projecto: http://idademaior.cm-vilaverde.pt.
0 comentários:
Enviar um comentário