Mundo: Bracarense está a dar a volta ao mundo em 200 dias (via Correio do Minho)

Levando ao “exagero” o pensamento que sempre o acompanha, João Gabriel Moreira parte hoje talvez para a maior aventura da vida dele. De avião, de comboio, de barco, de autocarro ou de carro, este jovem bracarense vai dar a volta ao mundo em 200 dias. Até final de Agosto, João vai viver aventuras, conhecer novas pessoas, descobrir lugares que não vêm nos roteiros turísticos e tirar muitas, mas muitas fotografias. 

João Gabriel está prestes a começar a viagem da sua vida. “Sei que levo uma frase célebre ao extremo (“A vida é como um livro e quem não viaja não passa da primeira página”). Por essa lógica acho que já li quase uma enciclopédia, mas viajar é um gosto e esta viagem é o iniciar de um sonho”, confidenciou o jovem, que começa a viagem em Milão, basicamente para fazer escala, porque já conhece aquela cidade italiana, seguindo depois para Skopje, capital da Macedónia. “Decidi começar pelos balcãs. Nunca lá estive e é uma zona que tem especial interesse para mim, porque gosto da história das guerras”. 

Mas a Macedónia é apenas o começo desta longa aventura. Teerão, Dubai, Hiroshima, Tóquio, Pequim, Macau, Kuala Lumpur, Sydney, Cancun, Honduras, Costa Rica, Galapagos, Ilha de Pascoa são apenas alguns dos lugares mais conhecidos que João tem agendado para visitar a par de outros tantos muito menos conhecidos como Shiraz, Varanasi, Sapa, Siem Reap, Honolulu, Tikal, Baños ou Uyuni.

“Todas as viagens transformam as pessoas. De todos os sítios trouxe sempre, interiormente, um pouco do que recolhi lá. Por mu 

 ito diferentes que sejam os destinos consegue-se trazer sempre uma pequena parte que nos modifica”, confessou.
Se for possível, João Gabriel vai “esticar” a viagem, prevista terminar a 28 de Agosto, por mais uns dias. “Prevejo acabar em Ushuaia, na Argentina, que é a cidade mais austral do mundo. Isso acontecerá em Agosto, quando lá é Inverno e, por isso, será uma experiência única”, sublinhou.

Próxima aventura poderá ser já para o ano no continente africano

A primeira viagem realizada por João Gabriel foi há quatro anos a Londres. Desde então ainda não parou. “Já visitei quase 30 países, maioritariamente da Europa e já fiz mais de 100 viagens de avião”, referiu o jovem bracarense, que vai partilhar a viagem através do facebook (joão grabriel around the world). 

Nesta viagem solitária, João vai acompanhado com a mochila “bem racionalizada”, três
máquinas fotográficas, telemóvel e netbook. “A minha volta ao mundo passa pela Europa, Médio e Extremo Oriente, América do Sul e Ásia. Só não englobo o continente africano porque necessita de uma logística muito maior, bem como por razões de segurança e dos meios de comunicação que não estão tão desenvolvidos”, justificou o viajante, admitindo que poderá ser o destino da próxima aventura já em 2014. 

João vai viajar de avião, barco, comboio, carro ou autocarro. “O imprevisto faz parte do quotidiano, mas o que gosto mesmo de usar é o comboio, porque o avião é só uma forma de chegar a um destino. Sempre que possível evito o uso do avião, mas nesta viagem por razões políticas ou geográficas não tenho outra opção”, explicou.

Todas as informações no facebook do João Gabriel em
www.facebook.com/Joaogabrielaroundtheworld

Fonte Correio do Minho por Patrícia Sousa

0 comentários: