Minho: Cerca de 90 investigadores internacionais reúnem-se na próxima semana em Arcos de Valdevez para pensar as vertentes arquitetónicas, urbanísticas e culturais da arquitetura popular (via A.M.)

Arcos de Valdevez - Minho

Cerca de 90 investigadores internacionais reúnem-se na próxima semana, em Arcos de Valdevez, para pensar as vertentes arquitetónicas, urbanísticas e culturais da arquitetura popular, anunciaram hoje os organizadores do evento.

O primeio Colóquio de Arquitetura Popular de Arcos de Valdevz decorre entre 03 e 06 de abril e prevê comunicações, exposições e lançamentos através de um programa com quatro jornadas internacionais, integrando representantes de instituições portuguesas, espanholas e brasileiras.

Segundo explicou à Lusa fonte da organização, partilhada entre a autarquia de Arcos de Valdevez e uma comissão científica que integra arquitetos, antropólogos, geógrafos e historiadores em representação de instituições nacionais e internacionais, o encontro pretende refletir o conceito de arquitetura popular, para lá do sentido estrito da arquitetura.

Isto é, pensar a arquitetura na perspetiva das relações desta com as formas de organização do território, bem como as estruturas de povoamento e de organização urbana, acrescentou a fonte.
O evento vai decorrer na Casa das Artes de Arcos de Valdevez e pretende também sensibilizar para a importância da preservação do património enquanto referência para o futuro das comunidades, como catalisador do desenvolvimento económico e social e ainda fonte de inspiração para uma arquitetura contemporânea enraizada nas tradições.

Os 90 especialistas internacionais que a organização espera em Arcos de Valdevez durante os quatro dias do colóquio vão discutir temas como a arquitetura galega ou as influências lusas na América do Sul, entre outros propostos dentro desta área.

A encerrar o colóquio, a 06 de abril, será realizada uma visita à arquitetura rural local, com os organizadores a recordarem o rico património histórico e cultural, explicou a organização. 

Nomeadamente monumentos que são referências da nossa história e da nossa etnografia e que se associam também a vários vestígios de antigas civilizações, existentes em Arcos de Valdevez.


0 comentários: