Vila Verde: Assembleia Municipal discute novo mapa concelhio (via Correio do Minho)




O município de Vila Verde apresenta, hoje à noite, em Assembleia Municipal a proposta de reorganização administrativa, onde avança com 12 uniões de freguesias - passando o mapa do concelho de 58 freguesias para 34 uniões de freguesia. Mas há freguesias que se mostram desde já contra a proposta.

O ‘novo’ mapa administrativo do concelho de Vila Verde proposto equivale, na realidade, a uma redução global de 24 freguesias - o que significa uma redução na ordem dos 41,4 por cento.
A proposta vai ser apreciada e votada esta noite em Assembleia Municipal Extraordinária, mas só hoje se vai saber ao certo quais são as freguesias que vão votar contra e a favor.

Segundo a proposta da câmara, há uma série de freguesias que mantêm a sua actual configuração territorial e autonomia administrativa, designadamente, Atães, Atiães, Cabanelas, Cervães, Coucieiro, Dossãos, Freiriz, Gême, Lage, Lanhas, Loureira, Moure, Oleiros, Parada de Gatim, Pico São Cristóvão, Ponte, Prado São Miguel, Sabariz, Soutelo, Turiz, Valdreu e Vila de Prado.
Esta proposta partiu “dos actuais limites geográficos das freguesias que integram o actual concelho, visando que estas ganhem maior expressão geográfica e demográfica”.

Fonte Correio do Minho por Marta Caldeira

0 comentários: