A Associação Cultural “Unhas do Diabo” vai promover, mais uma vez, a tradicional “Queima do Judas”, no próximo dia 7 de Abril, sábado, vésperas de domingo de Páscoa, no Largo de Camões, pelas 23.00 horas, na vila de Ponte de Lima.
Este evento conta com a parceria do Município de Ponte de Lima e o apoio do Grupo de Bombos de Arcozelo, Ponte de Lima. Contará ainda com a leitura do TESTAMENTO DO JUDAS 2012 e com o seu ESPICHAR no fim da leitura do referido TESTAMENTO.
Esta tradição (não exclusiva) de Ponte de Lima tem sido organizada, nos últimos anos, pela Associação Cultural e grupo de teatro “Unhas do Diabo”, em colaboração estreita com o Município e todos aqueles que se associam ao evento.
A realização do evento, de acordo com a Associação Cultural “Unhas do Diabo”, pretende, por um lado, a promoção, da estratégia seguida pelo grupo de teatro “Unhas do Diabo” ao longo dos últimos 14 anos, o de "levar o teatro ao encontro das pessoas", promovendo a rua como espaço cénico e dramático e, por outro lado, promover o património imaterial de Ponte de Lima, preservando as suas mais vivas tradições, contribuindo para o reforço da identidade local e das suas populações.
Esta festa tem um forte carácter satírico, fazendo recair sobre a figura “maldita” do delator de Jesus, o malfadado Judas, todo o mal e toda a crítica. Na “Queima de Judas” de Ponte de Lima existe o chamado “Testamento”, tratando-se de um documento escrito, lido publicamente, onde entram as personagens da terra que estiveram sob o olhar crítico de toda a comunidade, ou sobre as quais existe um segredo a revelar. No passado (e no presente) esta narrativa era feita em verso e, de alguma forma, repetia-se a estrutura da quadra, adaptando os nomes das pessoas visadas, tradição que se tem pretendido manter…
0 comentários:
Enviar um comentário