Europa: Apresentado cartaz da Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012, Pat Methney é um dos nomes sonantes (c/ vídeo - via Expresso)



Capital da Cultura descarta os nomes de grande cartaz e aposta numa programação muito pensada para a valorização formativa.

António Magalhães, presidente da Câmara de Guimarães, com João Serra e Carlos Martins
Rui Duarte Silva
Pat Methney foi a surpresa de última hora anunciada hoje pela Fundação Cidade de Guimarães ao divulgar a programação para a capital europeia da cultura em 2012.

O nome do guitarrista não consta do volumoso livro com a relação dos eventos já assegurados porque foi uma contratação recente para um espetáculo gratuito no dia 21 de julho.

Quem esperava o anúncio de grandes nomes capazes de encher estádios, talvez se tenha desiludido. Como referiu Carlos Martins, diretor artístico da capital europeia da cultura, "não haverá Coldplay" porque este não será um programa elaborado a partir de agências de circulação de artistas e projetos culturais.

Agenda própria

Guimarães quis criar a sua própria agenda a partir de conceitos muito sólidos sobre o que deve ser uma capital da cultura nas atuais circunstâncias e tendo em conta todo o histórico acumulado de experiências anteriores ao longo de 25 anos em 40 outras cidades.

Como dizia João Serra, presidente da Fundação Cidade de Guimarães, o programa agora divulgado "é coerente com a leitura que fazemos da cultura europeia, faz uma opção pelo reforço dos equipamentos culturais e da capacidade de atração de talentos, uma vez que todo ele é elaborado com as estruturas de criação e produção da cidade".

Fura del Baus a abrir

Embora na noite de hoje, com repetição amanhã, já haja um concerto com a soprano Elisabete Matos, que de alguma forma apadrinha a estreia da Fundação Orquestra Estúdio, no Centro Cultural Vila Flor, a festa arranca apenas na noite de 21 de janeiro, na praça do Toural, com o espetáculo de rua dos catalães Fura del Baus, uma presença já habitual em espaços públicos portugueses.

A cerimónia oficial de abertura está marcada para as 18 horas, no pavilhão Multiusos. Aí decorrerá um espetáculo com a participação de Cristina Branco, Chico César, Rão Kyao e os Danças Ocultas, além da Orquestra constituída em Guimarães com músicos europeus entre os 19 e os 30 anos e o Grupo de Caixas e Bombos Nicolinos.

Cinema em força

Uma capital da cultura não vive apenas de palcos e, por isso, vale a pena prestar atenção a outras vertentes das propostas lançadas a partir de Guimarães, em particular na área do cinema.

Estão anunciados vários ciclos, programadas ante-estreias, como do último filme dos Marretas ou "Le Haver", de Aki Kaurismaki. Para lá disso há que contar com os vinte filmes que ao longo do ano serão rodados em Guimarães ou com as curtas-metragens subordinadas ao tema História encomendadas a realizadores como Manoel de Oliveira, Jean-Luc Godard e Pedro Costa, entre outros.

Na área da dança o destaque natural vai para a estreia mundial do novo trabalho de Koen August para Les Ballets C. de la B.

Dividida em quatro ciclos, a programação de Guimarães 2012 explorará o Tempo para Encontrar, o Tempo para Criar, o Tempo para Sentir e o Tempo para Renascer.

Cartografia da Memória

É neste universo que se enquadram grande parte das iniciativas, sejam os festivais de teatro ou de jazz, sejam as várias residências artísticas, das quais resultarão eventos como "cartografia da memória e do quotidiano", uma exposição a inaugurar no dia 21 de janeiro na Sociedade Martins Sarmento e que reúne os retratos da cidade feitos por vários ilustradores.

Com um programa longe de estar fechado, ao ponto de Carlos Martins ter feito questão de afirmar que não se sabe neste momento quantos espetáculos e eventos terá a iniciativa, em Guimarães 2012, como referiu o diretor artístico, "a cidade é a estrela, porque é sobre esta cidade que se faz a programação, a pensar nas pessoas reais da cidade".



Vídeo de Pat Metheny - And I Love Her (The Beatles)




Fonte Jornal Expresso por Valdemar Cruz

0 comentários: