
O Município de Vila Verde e a PROVIVER vão realizar, na próxima quinta-feira, dia 24 de Novembro, pelas 9h30, no Salão Nobre do Município, um Seminário subordinado ao tema “As potencialidades do nosso Mundo Rural: por um Desenvolvimento Sustentável”.
O painel de oradores é formado por personalidades ligadas à perspetiva de futuro, no país e nesta região em particular, da agricultura e do mundo rural: Dr. Carlos Duarte, da Comissão Directiva do ON2- Programa Operacional do Novo Norte; Dr. Rui Martins, Director do Serviço de Valorização Ambiental e Apoio à Sustentabilidade; Dr. Firmino Cordeiro, Presidente da Associação de Jovens Agricultores de Portugal; e Dr. Zmith Rosas, Vereador do Ordenamento do Território e Urbanismo do Município de Vila Verde.
A abertura dos trabalhos será feita pelo Presidente do Município de Vila Verde, Dr. António Vilela. A moderação das intervenções ficará a cargo do Presidente do Conselho de Administração da PROVIVER, Dr. Manuel Barros.
Pretende-se com este Seminário demonstrar qual o papel e a importância da agricultura enquanto sector estratégico para o crescimento da Região e do País, tendo em conta a conjuntura atual em que nos encontrámos.
Este novo olhar para o mundo rural, para o empreendedorismo na agricultura pode fazer com que muita gente volte a trabalhar no sector e instale-se como agricultor, funcionando, deste modo, como um elemento indutor de “regresso à agricultura”, de atração e repovoamento das zonas rurais e deprimidas.
A aposta em medidas de apoio e em novas oportunidades que, a curto e médio prazo, que permitam fazer as modernizações necessárias ao sector e estimulem o emprego, principalmente junto dos mais jovens, são prioridades para esta Região.
A promoção de uma política integradora e impulsionadora dos mais jovens, com capacidade de inovação, é fundamental para tornar a agricultura num sector sustentável e competitivo.
Este Seminário dirige-se a autarcas locais, a representantes de associações de desenvolvimento, a empresários agrícolas, assim como a agricultores em nome individual e insere-se na programação “Na Rota das Colheitas que culmina este mês de Novembro.
** Nota da PROVIVER **
0 comentários:
Enviar um comentário