Portugal: Robótica da UMinho apoia terapia com autistas. Projeto com a APPACDM de Braga estende-se a várias localidades do país (via Antena Minho)



Um grupo de investigação da Universidade do Minho, com parceria da APPACDM, está a desenvolver um projeto para a utilização de robôs como meio de comunicação e interação com alunos autistas.

As experiências confirmam que aqueles alunos conseguem realizar novas tarefas, como sentarem-se num local diferente para brincar com o robô ou realizarem uma atividade com outro colega, tal como o tinham feito com o robô.

O objetivo é a aplicação de ferramentas robóticas para melhorar a vida social de alunos com autismo, melhorando as suas habilidades de interação e comunicação com pessoas e em contextos diferentes.

Através do Ministério da Educação foram já realizados contatos com outras unidades de ensino estruturado, havendo já reuniões com mais quatro centros que se juntam à APPACDM de Braga no desenvolvimento deste projeto.

Desta forma, este grupo de investigação passará a trabalhar com utentes de Arouca, A-Ver-O-Mar, Barcelos e Leça da Palmeira, para além de Braga.

0 comentários: