Minho: Heróis à moda do Minho vendem cem mil livros (via Correio do Minho)



Incluindo um dicionário da gíria, calão e regionalismos, foi apresentado sexta-feira à noite, às 21,30 horas, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, o livro ‘Heróis à moda do Minho’. Na sessão participaram quatro autores — Miguel Soares (Braga), Paulo César Gonçalves (Guimarães), Susana Correia (Vila Verde) e Cristina Barbosa (Barcelos) — além do coordenador da colecção, João Carlos Brito, que já vendeu cem mil exemplares.

João Carlos Brito, da Editora Lugar da Palavra, destacou a preocupação em salvaguardar linguagens marginais populares que se estão a perder.
‘Fiquei um chichinho empiçalhado da carola’, ‘Aluguei uns forrinhos a um tero do sul’ e ‘Deixa-te de criquices!’ são os nomes de alguns dos contos de ‘Heróis à Moda do Minho’ que inclui ainda ‘É mais velho que a Sé de Braga’, ‘Cuidado com o saralhoto!’ e ‘Alapa-te nesse mocho. Estás como uma carroça’ — são os títulos dos contos.

Os Heróis do Minho constituem a sexta etapa do projecto que começou com Heróis à moda do Porto, em Janeiro de 2010.
“O processo da construção e recolha acaba por ser tão ou mais interessante que o resultado final”, ao descobrir a palavra, a origem da sua utilização, acompanhados da recriação, com humor, de histórias ou figuras regionais.

Hoje o livro é apresentado, às 16,30 horas, a sua apresentação na Bertrand Estação, em Viana do Castelo, e no dia 22, às 21 horas, na Biblioteca Raul Brandão, em Guimarães.
O ‘dicionário’ contém cerca de

600 vocábulos e expressões da gíria, do calão e dos regionalismos minhotos, a maior parte dos quais utilizados em situação (e assinalados a negrito e itálico), ao longo dos contos.

A grafia “adaptou-se” à fonética e as palavras são reproduzidas como o povo as profere.
A zanga entre D. Afonso Henriques e Dona Teresa… que conduz à Batalha de S. Mamede é um dos episódios históricos recriados em Heróis à Moda do Minho, onde se fala do S. João e do seu amigo Longuinhos (Braga), do galo mais famoso do mundo (Barcelos), da tradição do Maio (Vila Verde) ou da luta entre o bem e mal, protagonizada pela Coca e S. Jorge (Monção) bem como da lenda de Ana, vista no castelo (Viana do Castelo).
Os textos são trespassados por humor e e alimentados com centenas de palavras e expressões tradicionais do Minho, que estão compiladas no ‘Dicionário do Peteiro’.

‘Heróis à Moda do Minho’ sucede a Heróis à Moda do Porto, … do Alentejo, … de Lisboa, em 2010, Francesinhas à Moda do Porto, Heróis à Moda da Madeira, e … de Trás-os-Montes, em 2011. Seguem-se Algarve, Açores, Beiras e Ribatejo, em 2012. O projecto conclui-se em 2013, com Grande Dicionário dos Falares Marginais.

Em ‘Heróis à Moda do Minho’, o coordenador da colecção destaca a mais-valia de “ressuscitar e recriar lendas e episódios históricos relevantes (batalha de S. Mamede, o Galo de Barcelos, a tradição do Maio e dos Lenços dos Namorados, a lenda de Via- na do Castelo, a disputa entre S. Jorge e a Coca e S. João e seu amigo Longuinhos)”.

Fonte Correio do Minho por Costa Guimarães

0 comentários: