Mostrar como construir robôs inteligentes capazes de auxiliar, futuramente, pessoas com deficiência é um dos objetivos do Curso de Verão em Robótica Cognitiva, que está a decorrer até sábado, dia 10, na Escola de Ciências da Universidade do Minho, em Guimarães. A iniciativa, que conta com cerca de trinta alunos de pós-graduação inscritos, é organizada pelo Centro Algoritmi, pelo Departamento de Electrónica Industrial e pelo Centro de Matemática da UMinho, em conjunto com a Rurh-Universität Bochum (Alemanha).
O programa integra aulas teóricas e práticas, onde os participantes aprendem a desenvolver e implementar sistemas dinâmicos neuronais, que geram comportamentos inteligentes em robôs, nomeadamente na interação com os humanos: “Os alunos estão a construir ‘máquinas’ que sabem o que fazer e porquê. A longo prazo, os robôs podem vir a interagir de forma natural connosco, prestando, por exemplo, serviços de assistência a pessoas com determinadas dificuldades físicas”, explica Estela Bicho, uma das promotoras da iniciativa e professora da Escola de Engenharia da UMinho.
As aulas são lecionadas por professores das universidades do Minho, de Iowa e Nebraska-Lincoln (EUA) e a Rurh-Universität Bochum. Esta iniciativa conta com o financiamento da European Network for Advancement of Artificial Cognitive Systems, Interaction and Robotics.
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