Soutelo: Acolhe convenção sobre Gelataria e Vitrinismo (Via Correio do Minho)



A Associação Comercial de Braga está a organizar aquela que será a primeira convenção ligada à área da gelataria em Portugal. Dedicada a profissionais e empresários do sector, esta convenção decorrerá nos dias 26, 27 e 28 deste mês.

A Convenção de Gelataria e Vitrinismo em Pastelaria, apresentada ontem em conferência de imprensa, é mais uma iniciativa da ACB no sentido de estimular os profissionais do sector e descobrir formas de inovar e de cativar os clientes.

“A pastelaria é um motor de outros sectores empresariais”, realçou Domingos Macedo Barbosa, presidente da ACB, sublinhando que este “sector alavanca tem capacidade para crescer ainda mais na região e no país” e nesse âmbito é importante que empresários e profissionais do sector inovem e não fiquem presos ao que já existe.

Uma das áreas que no entender dos dirigentes da ACB está ainda por explorar é a gelataria, seja a nível de loja de gelados, seja como complemento ao tradicional serviço de cafetaria e pastelaria ou à restauração.


Oferta formativa especializada

“A gelataria é uma área que tem vindo a conhecer novas oportunidades e que possui uma margem de progressão relevante e que a ACB reconhece como uma complementariedade necessária para a oferta completa de uma pastelaria de nova ge-ração”, referiu Macedo Barbosa, acrescentando que “a gelataria tradicional produzida com gela-teiros profissionais e seguindo as técnicas tradicionais é uma nova área a desenvolver e requer dedicação e oferta formativa especializada”.

A ACB começa assim a fornecer essa oferta formativa numa iniciativa que se prolongará por três dias e que vai decorrer no seu Centro de Dinamização Empresarial, em Vila Verde.

Albina Pinheiro, a responsável pela organização desta convenção, explicou que os participantes terão oportunidade para contactar com novas tecnologias do sector da pastelaria e gelataria, de conhecer novos produtos e novas tendências, de inovar e aperfeiçoar a arte de exposições de ainda de conhecer novos utensílios e materiais.

O programa da convenção (que se realiza apenas de tarde), incluindo workshops sobre os seguintes temas: ‘Os gelados na pastelaria’; ‘As vitrines na pastelaria’; ‘Pastelaria saudável e segura’; ‘Haccp e a Certifica-ção’ e ‘Vitrinismo em pastelaria’.

O programa integra ainda duas demonstrações. Estas ‘show pastry’ vão revisitar as receitas do ‘bolo rei gourmet’ e do ‘pink cake’.

No último dia da convenção, destaque para o lançamento do livro ‘Vitrinismo em Pastelaria’, agendado para as 14,30 horas.

Sector emprega 1200 pessoas

No decorrer desta convenção, a Associação Comercial vai divulgar estatísticas referentes ao sector das pastelarias, cafetarias e cafés do distrito de Braga e sobre o seu peso na economia regional.
Enquanto os números deste ano ainda não disponíveis, o director-geral da ACB divulgou ontem que no final de 2010 existiam no distrito de Braga cerca de duas mil pastelarias, cafés, confeitarias, padarias, doçarias e gelatarias.
Sendo que, no caso de gelataria elas são apenas nove (estamos a falar de gelatarias tradicionais, onde o gelateiro confecciona na hora o gelado pretendido pelo cliente).
Ainda segundo Abílio Vilaça, numa estimava “a pecar por defeito” é possível assegurar que este sector emprega 1200 pessoas.

Fonte Correio do Minho por Marlene Cerqueira

0 comentários: