Vila de Prado: Ponte está encerrada ao trânsito para obras de reabilitação e reforço (Via Antena Minho)



A ponte romana de Prado, Vila Verde, está cortada ao trânsito para obras de reabilitação e reforço, orçadas em 850 mil euros e há muito reivindicadas e necessárias, informou hoje fonte municipal.

Segundo a fonte, as obras começaram há mais de um mês mas só a 8 de agosto é que foi cortado o trânsito na ponte, por um período de quatro semanas.
“A preocupação foi que a ponte reabrisse antes do início do ano letivo, para não criar complicações aos transportes escolares”, sublinhou a fonte.
Classificada como Monumento Nacional desde 1910, a ponte de Prado foi inaugurada em 1616, no período filipino, em substituição de uma ponte medieval destruída pelas cheias do Cávado de1510.
Após a tragédia de Entre-os-rios, registada em 2001, as Estradas de Portugal efetuaram inspeções a várias pontes em todo o país, com vista à deteção de situações de risco, tendo a de Prado sido uma das sinalizadas.
Fendas na ligação entre os talha-mares e os pilares, juntas abertas, escorrências e infiltrações, existência de cavidades na fundação de dois dos pilares, pedras partidas e deslocadas e bueiros obstruídos foram algumas das anomalias detetadas.
Para a Câmara de Vila Verde, a concretização das obras de reabilitação e reforço são “o culminar de um longo processo de negociação”, com vista à segurança da travessia e à salvaguarda daquele que é o único monumento nacional do concelho.

A circulação na ponte era, e continuará a ser depois das obras, interdita a pesados, com exceção dos transportes públicos.

0 comentários: