É já na Sexta-feira, 19 de Agosto, que arrancam em Ponte da Barca as Festas do Concelho – Romaria de S. Bartolomeu. O programa estipulado para estes dias de festa que terminam apenas no dia 24 de Agosto corporiza uma intensa semana de tradições, usos e costumes mais genuínos desta região, como a Gastronomia, o Folclore, as Rusgas, as Concertinas, os Cantares ao Desafio, a Feira das Tasquinhas e do Artesanato, a Feira do Linho, os Jogos Tradicionais, entre muitas outras actividades. Quim Barreiros, o popular cantor português, é uma das atracções da Romaria deste ano, com espectáculo agendado para a noite de 21 de Agosto (21h30), no Campo da Feira.
Animação folclórica em todos os dias
O folclore também não podia faltar, com o já tradicional Festival de Folclore Terras da Nóbrega, no dia 19 de Agosto (21h30), no qual actuam oito grupos folclóricos do concelho. Animações folclóricas que vão decorrer, de resto, em todos os dias da romaria, com a participação de 20 grupos folclóricos, nacionais e estrangeiros. O segundo dia da romaria integra as comemorações dos 76 anos dos Bombeiros Voluntários e a festa da Rádio Barca. Destaque, ainda, para a noite do dia 22, dedicada aos Cantares ao Desafio, na Praça da República, com alguns dos mais sonantes “Cantadores” de Ponte da Barca e de outras localidades (22h00). Mas o grande cartaz das Festas de S. Bartolomeu acontece na noite de 23 de Agosto com o desfile e actuação das Rusgas pelas ruas da Vila, que começa pelas 24h00, arrastando multidões e prolongando a folia por toda a noite, com uma passagem pelo palco instalado na Praça da República. “É o dia em que, segundo reza a tradição, o diabo anda à solta e a folia só termina quando o dia já vai alto” refere Vassalo Abreu, autarca de Ponte da Barca, salientando que “a romaria do S. Bartolomeu de Ponte da Barca é a Rainha das Romarias do Alto Minho e um dos maiores cartões de visita do concelho pois alia o que de melhor temos para oferecer como é o caso do folclore ou da gastronomia, com espectáculos dirigidos a outros públicos, no qual importa destacar, por exemplo, a actuação musical deste ano, a cargo do carismático cantor português Quim Barreiros”.
Vassalo Abreu assevera, ainda, que quem visitar Ponte da Barca por estes dias vai, de certeza, querer voltar: “durante seis dias a Vila engalana-se para acolher as tradições, os usos e costumes locais, proporcionando momentos únicos da genuinidade minhota aos milhares de visitantes, que ao som das rusgas e das concertinas tomam parte desta Romaria”.
Rusgas constituem o momento alto da romaria
A noite de 23 é o momento alto da Romaria, onde os grupos que se formam são os protagonistas da noite dedicada às danças e cantares populares. Através das concertinas, dos bombos, dos cavaquinhos e outros instrumentos tradicionais, as rusgas desfilam, formam-se rodas de tocadores, dança-se o vira e canta-se à desgarrada em plena rua. Durante a tarde deste dia, terá lugar o cortejo etnográfico, a partir das 17h00, que este ano vai ser monotemático, explorando tudo o que está relacionado com o linho.
O dia 24 de Agosto é consagrado às festividades religiosas em honra de S. Bartolomeu, onde a grandiosa e solene Procissão ocupa o principal destaque (18h00), com a participação de todas as freguesias com os seus santos mais representativos. A encerrar a festa, um dos momentos únicos proporcionados pelo ecoar dos espectáculos de explosões de luz e cor do fogo de artificio. Ao longo de uma semana não vão faltar motivos para escolher Ponte da Barca como destino e juntar-se aos festejos da Romaria Rainha de todo o Alto Minho.
0 comentários:
Enviar um comentário