Praia Fluvial de Prado
Com a chegada do Verão, o sol, o bom tempo e as férias fazem com que as pessoas não queiram ficar muito tempo em casa. Um dos lugares que, ultimamente, tem ganho força são as praias fluviais, rios ou “praia dos pobres”, como muitas vezes são chamadas. Uma denominação usada, muitas vezes, em tom irónico por quem, não tendo tantos recursos económicos para se deslocar ao mar, acaba por “ir a banhos” no rio mais próximo de casa.
Em pleno mês de Agosto, o Praça Local esteve em duas praias fluviais da região: a praia fluvial de Verim, em Amares, e do Faial, em Prado, Vila Verde.
Praia Fluvial de Verim
A praia fluvial de Verim, nas margens do rio Cávado, perto de Monsul, é um lugar onde as famílias podem desfrutar da natureza juntamente com a tranquilidade de um rio com corrente fraca e de dimensões reduzidas. Ideal para quem tem crianças e para quem gosta de fazer piqueniques.
Um dos serviços oferecidos nesta praia é um bar de dimensões reduzidas que, nos últimos anos, tem passado por várias gerências até chegar às mãos da filha de Álvaro Pereira. Mas como esta está no serviço militar, não pode gerir o bar e é o pai quem a ajuda a manter o negócio. Álvaro Pereira confessa que os inícios não foram os melhores, já que o bar não tinha as condições mínimas para poder oferecer um serviço digno aos clientes. Sendo assim, tiveram de realizar um forte investimento inicial para poder pôr o local nas melhores condições possíveis.
O negócio tem andado com flutuações, devido à crise que afecta a sociedade em geral, no entanto, Álvaro Pereira diz que o tempo é o factor mais importante: “se há bom tempo, a gente vem à praia fluvial e consome. Se o tempo for adverso, não vêm e o negócio começa a gerar prejuízo”. No início deste Verão, o tempo não ajudou muito na actividade do bar, porque o sol poucas vezes apareceu no mês de Julho, no entanto, espera-se um Agosto bem mais produtivo.
Dois caminhos com um mesmo destino
Uma das particularidades que nos oferece esta praia é o facto de se poder lá chegar por dois caminhos diferentes: um é a partir da estrada de Monsul, o outro é um caminho através da mata, a partir da freguesia de Dornelas.
Um dos pontos a melhorar tem a ver com a falta de nadadores-salvadores, já que nem todas as zonas estão vigiadas. O acesso ao estacionamento também precisa de ser melhorado porque, em dias de grande afluência, as viaturas são obrigadas a ocupar uma faixa da estrada, o que dificulta a circulação fluente do trânsito.
Praia Fluvial do Faial
A praia fluvial do Faial, na margem direita do rio Cávado, em Prado, é um lugar onde as famílias podem desfrutar de uma zona plana, ideal para quem gosta de “trabalhar para o seu bronze”.
A margem do rio onde a praia fluvial está situada conta um movimento mínimo da corrente que é alterada em poucas ocasiões durante a época de Verão, pela abertura da barragem. Esta tem uma zona vigiada por nadadores salvadores, delimitada por bóias, onde as pessoas podem usufruir do rio.
A delimitação da zona de banhos é explicada pelo facto do Clube Náutico de Prado estar sedeado nessa zona. Aí se realizam os treinos de canoagem, onde os atletas se preparam para os diferentes campeonatos, nacionais e internacionais. Refira-se nomes como Emanuel Silva, Hélder Silva, Leonel Correia e Filipe Duarte, com distinções a nível internacional.
Com o objectivo de promover o desporto de canoagem entre os jovens portugueses, o Clube Náutico disponibiliza material que as pessoas podem alugar por um certo espaço de tempo e, assim, podem desfrutar de um desporto que, não sendo dos mais populares, é um dos que mais alegrias proporcionou ao desporto português.
Domingos de karaoke
O entretenimento merece uma atenção especial. O bar da Praia fluvial do Faial promove, aos domingos, tardes de Karaoke. São sessões abertas, onde os veraneantes são convidados a participar, cantando a sua música favorita. Ao mesmo tempo, e aproveitando a música do Karaoke, há dança. Uma forma divertida e saudável de passar uma tarde de domingo.
0 comentários:
Enviar um comentário