Portugal: Correios divulgam “Lenço de Namorados” de Vila Verde (Via C.M.V.V.)



O bordado de Vila Verde, é motivo da colecção filatélica “Bordados Tradicionais Portugueses, que os CTT lançam no dia 28 de Junho. A iniciativa homenageia uma arte tradicional, fortemente associada às identidades regionais de Portugal, em particular ao sexo feminino.

O selo reproduz um pormenor de um “Lenço dos Namorados”, com o valor facial de 0,32 euros e é baseado numa fotografia de Egídio Santos. A série, com design de Sofia Raposo, integra uma emissão de 6 selos, com valores faciais entre os 0,32 e 1 euro, e ainda um bloco com 1 selo, com o preço de 1,75 euros.

Além da peça originária de Vila Verde, os selos têm por base os bordados: “Tapete de Arraiolos”, foto de Carlos Monteiro; “Entrecama”, de Castelo Branco, foto de Paulo Cintra/Laura Castro Caldas; “Colete feminino”, de Viana do Castelo, foto de Paulo Cintra/Laura Castro Caldas; “Toalha da Madeira”, foto do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira; e “Lenço bordado a palha”, do Faial, Açores, foto de Paulo Cintra/Laura Castro Caldas. No bloco estão representados o saco “Taleigo”, bordado a ponto de cruz, de Glória do Ribatejo, fotografo por Luísa Oliveira e a Camisa de Noivo, de Guimarães, fotografado por Paulo Cintra/Laura Castro Caldas.

As obliterações do primeiro dia decorrem na Estação de Correios Restauradores, em Lisboa; Estação de Correios Município, no Porto; a Estação de Correios Zarco, no Funchal, e a Estação de Correios Antero de Quental, em Ponta Delgada.


0 comentários: