Minho: As linhas do logótipo da Capital Europeia da Juventude (CEJ) Braga 2012 foram hoje apresentadas (Via Antena Minho)




As linhas do logótipo da Capital Europeia da Juventude (CEJ) Braga 2012 foram hoje apresentadas e resultam do “desafio” lançado aos jovens do concelho para a criação da “imagem de marca” da CEJ.

“É um logótipo com uma personalidade repleta de pujança e energia, de leitura imediata e universal, perfeitamente adaptável a qualquer suporte publicitário”, descreveu assim a criadora e vencedora do concurso lançado pela Câmara Municipal de Braga, Catarina Campos.
Linhas traçadas por “cores fortes”, vários tons de azul, que constroem a letra Y, “a leitura universal de Youth”, compõe o logótipo de Braga 2012, explicou a autora.
Catarina descreve o logótipo que criou como uma imagem de “de linhas fortes, formas de grandes dimensões e “lettering” em caixa alta, organizados numa composição vertical” o que, segundo a criadora, “transmitem a importância que a cidade de Braga terá como cabeça principal onde se irá centralizar o poder e a representação dos jovens”.
As linhas retas, oblíquas e de sentido ascendente, “combinadas com uma cor saturada, intensa e luminosa e formas triangulares”, refletem, explicou Catarina Campos, “a simbologia do espaço de tempo que engloba a infância e a adolescência”.
A vencedora do concurso lançado pela autarquia para a criação do logótipo de Braga 2012 tem 28 anos, é bracarense, como aliás exigia o regulamento, trabalha atualmente como assessora de imagem, mas o no currículo de Catarina constam funções como Designer de Comunicação e Assistente Criativa.
Licenciada em Design da Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, a jovem rumou a Espanha, Barcelona, onde tirou o Master em Assessoria de Estilismo, Imagem e Comunicação.
Para o diretor do Museu da Imagem e membro do júri, Rui Prata, o logótipo traçado pela designer «para além da representação óbvia do Y de “YOUTH”, a ilusão de movimento alude à simbólica atitude do jovem que corre a abraçar o futuro”.
O também designer e júri João Luís Teixeira descreve o “Y” de Catarina Campos como sendo “facilmente reconhecível” e salienta que este “utiliza as cores da cidade, conferindo-lhe dinamismo com o desfoque causado”.
Braga vai ser CEJ em 2012, depois de ter sido escolhida pelo Conselho de Membros do Fórum Europeu da Juventude, entre um leque de 10 cidades: Roubaix (França), Byron e Heraklion (Grécia), Málaga (Espanha), Sarajevo (Bósnia Herzegovina) e Petrila (Roménia), entre outras.
A primeira `Capital Europeia da Juventude` foi a cidade de Roterdão (Holanda), em 2009.

0 comentários: