As linhas do logótipo da Capital Europeia da Juventude (CEJ) Braga 2012 foram hoje apresentadas e resultam do “desafio” lançado aos jovens do concelho para a criação da “imagem de marca” da CEJ.
“É um logótipo com uma personalidade repleta de pujança e energia, de leitura imediata e universal, perfeitamente adaptável a qualquer suporte publicitário”, descreveu assim a criadora e vencedora do concurso lançado pela Câmara Municipal de Braga, Catarina Campos.
Linhas traçadas por “cores fortes”, vários tons de azul, que constroem a letra Y, “a leitura universal de Youth”, compõe o logótipo de Braga 2012, explicou a autora.
Catarina descreve o logótipo que criou como uma imagem de “de linhas fortes, formas de grandes dimensões e “lettering” em caixa alta, organizados numa composição vertical” o que, segundo a criadora, “transmitem a importância que a cidade de Braga terá como cabeça principal onde se irá centralizar o poder e a representação dos jovens”.
As linhas retas, oblíquas e de sentido ascendente, “combinadas com uma cor saturada, intensa e luminosa e formas triangulares”, refletem, explicou Catarina Campos, “a simbologia do espaço de tempo que engloba a infância e a adolescência”.
A vencedora do concurso lançado pela autarquia para a criação do logótipo de Braga 2012 tem 28 anos, é bracarense, como aliás exigia o regulamento, trabalha atualmente como assessora de imagem, mas o no currículo de Catarina constam funções como Designer de Comunicação e Assistente Criativa.
Licenciada em Design da Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, a jovem rumou a Espanha, Barcelona, onde tirou o Master em Assessoria de Estilismo, Imagem e Comunicação.
Para o diretor do Museu da Imagem e membro do júri, Rui Prata, o logótipo traçado pela designer «para além da representação óbvia do Y de “YOUTH”, a ilusão de movimento alude à simbólica atitude do jovem que corre a abraçar o futuro”.
O também designer e júri João Luís Teixeira descreve o “Y” de Catarina Campos como sendo “facilmente reconhecível” e salienta que este “utiliza as cores da cidade, conferindo-lhe dinamismo com o desfoque causado”.
Braga vai ser CEJ em 2012, depois de ter sido escolhida pelo Conselho de Membros do Fórum Europeu da Juventude, entre um leque de 10 cidades: Roubaix (França), Byron e Heraklion (Grécia), Málaga (Espanha), Sarajevo (Bósnia Herzegovina) e Petrila (Roménia), entre outras.
A primeira `Capital Europeia da Juventude` foi a cidade de Roterdão (Holanda), em 2009.
0 comentários:
Enviar um comentário