Vila Verde: Sabores e saberes ancestrais em pleno minho



Gastronomia, o vinho verde e os saberes tradicionais vão estar em destaque em mais uma Feira das Colheitas que decorre entre 5 e 10 de Outubro. Este ano será dada uma especial atenção ao linho, a matéria-prima dos lenços dos namorados.

Agricultura, pecuária e gastronomia vão estar em destaque em mais uma edição da Feira das Colheitas de Vila Verde - 19.ª Feira e Mostra de Produtos Regionais. Este ano, uma atenção especial vai ser dada ao linho, matéria-prima dos lenços de namorados, e ao frango pica-no-chão, produto agora certificado. O certame irá decorrer entre os próximos dias 5 e 10 de Outubro, no Campo da Feira do município.

A festa é "uma compilação de saberes e sabores que apelam à genuinidade das sensações e ao fruir da autenticidade rural", considera Manuel Barros, responsável operacional do evento e presidente da empresa municipal Proviver. O evento contará com uma exposição e feiras de produtos agrícolas, artesanato, pecuária, doces típicos e gastronomia de vários pontos do País, com mais de 150 expositores.

Os dias são temáticos. O dia 5 (uma terça-feira) é o dia inaugural, sendo o dia seguinte dedicado ao artesanato e ao linho. A quinta-feira é da floresta e dos produtos tradicionais e a sexta o dia do vinho. No sábado está em destaque a agropecuária e no domingo a tradição.

Ao linho e ao frango pica-no- -chão serão concedidos espaços próprios de promoção e divulgação. O primeiro chamar-se-á "Namorar Portugal" e contará com a presença de artesãos dos famosos lenços de namorados. Para promover o pica-no-chão, haverá uma ampla área de mostra dos frangos de produção biológica.

A tradição será realçada, através da reprodução ao vivo de desfolhadas, malhadas do milho, pisadas de uvas e espadeladas de linho. A qualidade dos produtos regionais vai a concurso no certame, cuja programação inclui, ainda, conferências, seminários e encontros de temas, espaços para uma discussão e reflexão colectiva.

No que diz respeito à animação, vão realizar-se o tradicional encontro de concertinas e das rusgas, o festival folclórico concelhio e actuarão também alguns grupos locais de música tradicional.

O presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, diz que este "é mais um excelente 'cartão postal' do que de melhor o concelho tem para oferecer ao País". Fonte DN por Joana Capucho

0 comentários: