Vila Verde: Feira da EPATV mostra projectos inovadores



Um túnel de lavagem automática de automóveis, um carro ecológico ou um sistema de separador de lixo reciclável num prédio de três andares são alguns dos protótipos de projectos inovadores, fruto da imaginação e da componente prática dos alunos da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV), de Vila Verde, patentes na segunda Feira Mostra do Empreendedorismo.

Estes e outros trabalhos podem ser apreciados pela comunidade até ao dia de hoje, num mega-stand disposto no parque em frente à escola, onde decorre, paralelamente, a primeira Lan Party e que agrega, também, várias mostras de actividades e ofertas formativas dos vários estabelecimentos de ensino do concelho.

João Luís, director da EPATV, destaca a “cooperação nesta feira entre as várias escolas do concelho, com o objectivo de mostrar às famílias, sociedade económico-empresarial e instituições as suas ofertas educativas, constituindo-se também como uma ajuda para as famílias escolherem a sua formação”.
O responsável destacou, ainda, uma série de ofertas da EPATV, desde estágios na Europa através do programa ‘Leonardo da Vinci’ aos projectos de energias renováveis.

Mais projectos na manga para breve

O director da EPATV falou, ainda, da importância da implantação do Centro de Incubação de Jovens Cientistas neste ano lectivo, que já permitiu, por exemplo, o desenvolvimento de produtos específicos para o evento ‘Namorar Portugal’, como os licores e os perfumes que este ano foram apresentados ao público e que também estão expostos nesta f eira mostra.

Um dos próximos projectos que será apresentado muito em breve, em Julho próximo, será um carro com assento elevatório para deficientes motores - “e que ao nível de aplicação prática
lhes permite sentar à mesa ou chegar a um armário facilmente”, explicou mais detalhadamente o director da EPATV.

Amadeu Costa, de 17 anos, de Pedregais, Vila Verde, está a frequentar o Curso Técnico de Análise Laboratorial (Análise de Resíduos Sólidos Urbano - Plásticos) na EPATV e não tem dúvidas quanto ao facto de esta ser “uma excelente aposta formativa”.

“Em primeiro lugar, penso que este curso me vai dar grandes bases para o meu futuro, já que além de ter uma saída profissional dirigida para o mercado de trabalho, me garante uma formação mais específica na área de Química, em que quero prosseguir depois os estudos ao nível universitário”, indicou o aluno, no meio do stand que representava o seu curso.

Esta segunda feira mostra da EPATV foi animada com a realização da primeira Lan Party, promovida pela área das Tecnologias da Informação e da Comunicação, envolvendo 160 alunos, numa disputa directa de jogos digitais entre 16 equipas.

“Esta iniciativa é interessante para os alunos porque lhes permite fomentar o espírito de equipa e a participação em actividades que envolvem tecnologias e que são uma oportunidade para perceberem, por outro lado, o funcionamento de projectos em rede, bem como dos problemas que podem surgir”, disse o professor de TIC na EPATV, João Morais. Fonte Correio do Minho por Marta Caldeira

0 comentários: