Braga: 65% dos estudantes apresentam má qualidade do sono



O Grupo de Promoção da Saúde (GPS), vinculado ao Serviço de Psicologia da Escola de Psicologia, está a promover durante esta semana várias actividades para assinalar o Dia Mundial do Sono na Universidade do Minho. A pertinência da “Semana do Sono” prende-se com os dados preocupantes verificados por uma investigação recente de Elisa Lopes, finalista de Medicina, e orientada por Ângela Maia, coordenadora do GPS. Este estudo teve como objectivo analisar a qualidade do sono na população estudantil da UMinho e explorar a relação entre esta e variáveis como os estilos de vida, a satisfação com a vida e o rendimento académico.



As respostas foram recolhidas através de um questionário online, sendo a amostra constituída por 754 participantes, de ambos os sexos e diversos cursos. Verificou-se que 64,8% dos estudantes minhotos apresentam má qualidade do sono, 38% avaliam a sua qualidade de sono como “muito má” ou “má” e 10% referem já ter recorrido a ajuda especializada devido a esta questão. Além disso, verificou-se que a qualidade do sono estava associada ao consumo de tabaco e de bebidas cafeinadas, bem como ao grau de satisfação com as classificações académicas e à adaptação às exigências do curso. A baixa satisfação com a rede de apoio social e a baixa satisfação com a vida são preditoras de má qualidade do sono.


Foi com o intuito de fornecer algum tipo de resposta a esta dificuldade significativamente manifestada pelos alunos que se desenvolveu um conjunto de actividades, previstas para os próximos dias. Amanhã realizar-se-á pelas 15h30 um workshop intitulado SonolentUM, no qual se procurará ajudar os participantes a encontrarem estratégias para ultrapassar as dificuldades de sono. Fonte Site MaisActual por Pedro Antunes


0 comentários: