Vila Verde: Habitat constrói casa a família carenciada



Uma centena de voluntários da organização humanitária ‘Habitat for Humanity Portugal’, entre estrangeiros e portugueses, vão erguer uma habitação de raiz para uma família carenciada de Vilarinho, no concelho de Vila Verde. A empreitada arranca já na próxima segunda-feira.
A família, de parcos recursos financeiros, constituída por quatro elementos - os pais e dois filhos menores, vive numa velha casa, com muito poucas condições de habitabilidade.

“A casa onde vivem carece de condições mínimas de higiene e segurança, tem muita humidade, o telhado, as portas e as janelas estão danificadas”, refere a Habitat.
“Além destes danos materiais provocarem inundações na casa, causam também problemas de saúde às crianças, sobretudo, devido à humidade que suportam”, esclarece Filipa Braga, assessora da direcção da Habitat, em declarações ao jornal ‘Correio do Minho’.

Para erguer a nova habitação daquela família, a Habitat conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila Verde, que disponibilizou os projectos de arquitectura e especialidades, além de cinco mil euros aplicados em materiais de construção a utilizar na obra.
Mas o custo da empreitada rondará, no global, cerca de 40 mil euros - que a família pagará em suaves prestações durante 20 anos.

Em termos de voluntariado, Filipa Braga explicou que participarão um total de 15 equipas estrangeiras, com jovens e adultos vindos de vários países, desde Alemanha, Suíça, Estados Unidos da América, Espanha, França, Canadá, que vêm até cá, propositadamente, para ajudar, suportando os custos de alojamento e dando, inclusive, donativos.

A ajudar estará também uma equipa da Escola Carlucci, de Lisboa, e no próximo dia 20 haverá um dia de construção aberto à participação dos voluntários locais que se quiserem associar a esta causa social. “Infelizmente, este ano, já apareceram sete novos casos de famílias carenciadas ao nível do concelho de Vila Verde, apresentando muitos problemas em termos das condições das suas habitações”.

Depois de construída a nova habitação para a família de Vila Verde, a Habitat vai proceder à recuperação de uma outra casa de uma família, igualmente carenciada, em Manhente, no concelho de Barcelos. Fonte Correio do Minho por Marta Caldeira

0 comentários: