Oleiros: Caçadores resgataram águia ferida

Águia de asa arredondada

Uma águia de asa redonda foi encontrada ferida na freguesia de Oleiros, concelho de Vila Verde, e entregue ao Núcleo de Protecção Ambiental (NPA) do Destacamento Territorial (DTER) de Braga da GNR que a encaminhou para tratamento.


A ave de rapina foi encontrada por um grupo de caçadores numa jornada de caça naquela zo-na, na passada quinta-feira.

A águia tinha ferimentos de tiro de caçadeira na asa esquerda, confirmou fonte policial ao ‘Correio do Minho’.
De acordo com o que foi possível apurar, os ferimentos já tinham alguns dias e terão sido provocados por outros caçadores.

Os caçadores aperceberam-se da ave e recolheram-na. Contactaram a GNR e o NPA do DTER de Braga interveio transportando a águia para o Centro de Recuperação de Fauna Selvagem, uma valência do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) a funcionar no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Trata-se, à partida, de um caso recuperável, mas só o tempo o dirá.

Graças ao grupo de caçadores que a recolheu e entregou à GNR, salvou-se um exemplar de uma espécie que vai sendo rara por esta zona.
Um bom exemplo de que há caçadores respeitadores da natureza, até porque este tipo de aves de rapina é predador da caça que normalmente procuram.
O NPA da GNR de Braga tem desenvolvido vária acções de fiscalização do acto venatório na sua área de intervenção. Fonte Correio do Minho por Teresa M. Costa


0 comentários: