Ponte de Lima: S. Julião de Freixo acolhe realiza tradição da benção dos animais


Vaca Barrosã


Romaria em freguesia de Ponte de Lima inclui concurso que selecciona as melhores peças de gado, além de várias cerimónias religiosas.

Hoje, é dia de festa especial em S. Julião de Freixo, freguesia de Ponte de Lima. É que há romaria por aquelas bandas e até bênçãos vai haver. Só que, desta feita, quem receberá a graça são os animais e não os seus donos.

Ano após ano, a tradição repete-se. "Vêm centenas de animais, não só da freguesia mas como de outros lados, como Vila Verde ou Ponte de Lima", revela o Padre Tomás, pároco local.

Segundo este responsável religioso, tudo se terá iniciado há cerca de uma centena de anos, quando na freguesia "houve uma peste que atingiu os animais. Na altura, o povo fez uma promessa a S. Silvestre que lhe dedicaria uma romaria".

De lá até cá diferenças existem, pois os "animais agora são transportados, quando na altura percorriam a pé os caminhos até ao santuário", puxa das suas memórias, o pároco.

A localidade já está em festa desde ontem tendo-se realizado uma procissão de velas, mas hoje é que se vive grandes emoções tanto pelos locais, como outros que para Freixo levam o seu gado, ou mesmo aqueles que apenas se querem deixar fascinar pelo momento.

Haverá missa cantada durante a qual ocorrerá a "bênção do gado", existindo também um concurso em que haverá prémios para os melhores exemplares. Mas a cerimónia religiosa e a dedicação a S. Silvestre, santo padroeiro dos animais não fica cumprida, se "os donos do gado não circundarem à volta da Igreja, carregando na mão figuras representando-os, ou mesmo, como outros preferem, com imagens antigas", revelou ainda o Padre Tomás.

Na sua maioria, os animais que serão abençoados são bovinos, mas também por Freixo surgem equídeos, e o pároco incentiva mesmo que as pessoas levem os seus animais domésticos, como por exemplo, os cães. "Os animais podem ser de toda a classe", garante.

Depois de hoje, a festa continua amanhã, agora dedicada a Nossa Senhora da Cabeça e S. Cristóvão, santo do fastio e padroeiro dos motoristas. Motivos de sobra para ir a Freixo e viver as tradições que se cumprem no concelho limiano e no Alto Minho. Fonte JN

0 comentários: