Vila Verde: Milhares acompanharam Procissão em honra de Santo António



Milhares de devotos manifestaram ontem a sua devoção a Santo António ao longo do percurso da majestosa procissão, que saiu à rua em Vila Verde.
Trezes andores e centenas de figurantes associaram-se ao cortejo pelas principais ruas da vila.
Este é o momento onde “manifestamos publicamente a nossa fé”, disse ao ‘Correio do Minho’ o padre José António Andrade, lembrando que se trata do “culminar das religiosidades da festa”.

De ano para ano, “há cada vez mais gente a participar”, quer como figurado, quer como público, realçou o responsável pela paróquia de Vila Verde.
Cada andor seguiu o seu percurso acompanhado por um ou dois quadros representativos, onde as crianças deram o melhor de si no desempenho das suas funções.
Este ano, juntaram-se aos onze andores da paróquia de Vila Verde mais dois das paróquias de Gondiães e Loureira, explicou o pároco.

O executivo municipal vilaverdense também não faltou à cerimónia, acompanhando a procissão atrás do pálio.
“Vila Verde é um concelho em que o Santo António representa ainda muito para as pessoas”, destacou o presidente em exercício da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, garantindo que há por isso, a cada ano que passa, “uma grande afluência de público para assistir à procissão”.

P or promessa ou por simples devoção, foram muitos aqueles que não quiseram perder a oportunidade de manifestar a sua fé ao ‘santo casamenteiro’.
Alexandrina Fernandes, de 63 anos, residente em Sabariz, Vila Verde, foi uma das pessoas que não arredou pé até que a procissão passasse.
“Venho todos os anos à festa e não perco a procissão por nada”, confessou.

“Este ano vi tudo e gostei muito do Mickael Carreira, mas o que mais gosto nas festas é mesmo da procissão”, garantiu a devota a Santo António, revelando que este ano não tinha promessas a cumprir
O concerto dos ‘Buraka Som Sistema’ e uma sessão de fogo de artifício piromusical encerraram as festividades de 2009.

Balanço

O presidente em exercício da Câmara Municipal de Vila Verde fez ontem um balanço “extremamente positivo” das festas concelhias em honra de Santo António.
“As festas correram da melhor forma e estiveram dentro das nossas expectativas ao nível da afluência de público”, garantiu António Vilela. “As iniciativas correram de forma ordeira e com muita participação das pessoas”, acrescentou.
As iniciativas integradas no âmbito do programa das Festas de santo António 2009 decorreram com “muita normalidade e com uma extrema qualidade”, concluiu o autarca. Fonte Correio do Minho por Vera Batista Martins

0 comentários: