Vila Verde: José Manuel Fernandes poderá ser candidato às Eleições Europeias


O ex-ministro Silva Peneda foi afastado da lista do PSD às europeias, que se caracteriza por uma profunda remodelação. É que, dos actuais sete eurodeputados, apenas fica um, Carlos Coelho, que será o número dois de Paulo Rangel.

Na lista de 2004, José Silva Peneda ocupou o quinto lugar. Durante os últimos cinco anos, tem sido o porta-voz do Parlamento Europeu (PE) para as questões do Emprego e do Trabalho e para o Modelo Social Europeu. E estaria com vontade em continuar. Mas o ex-ministro cavaquista ficará de fora da lista que será votada no Conselho Nacional de terça-feira.

Fontes próximas de Silva Peneda sentem que o seu afastamento terá sido provocado por alegadas pressões da Distrital do Porto, liderada por Marco António Costa, para incluir na lista o deputado Agostinho Branquinho. Contactado pelo JN, Silva Peneda escusou-se a fazer qualquer comentário, garantindo que ainda não foi formalmente contactado pela direcção nacional do PSD. Também Assunção Esteves ainda não terá sido informada da sua exclusão.

Sem surpresa foram encaradas as saídas de Vasco Graça Moura (que já cumpriu dois mandatos) e do cabeça de lista de há cinco anos, João de Deus Pinheiro, que já tinha dito que não continuaria na Europa. Mais polémica foi a saída do madeirense Sérgio Marques, descontente por ter sido colocado em oitavo lugar - já foi substituído por Nuno Teixeira.

Aliás, também será esse o motivo do descontentamento nos Açores, onde Duarte Freitas, que fora eleito em sétimo lugar, não aceita o 10º lugar reservado por Ferreira Leite. Daí que, a sua saída seja quase certa. Berta Cabral, líder regional, advertiu ao JN: "Estou à espera de ser contactada pela líder do partido antes da próxima comissão política nacional".

A lista do PSD é marcada, assim, por "uma aposta forte na juventude" e por uma profunda remodelação, muito graças à lei das quotas. Uma das novidades é a inclusão de um autarca em quinto lugar. José Manuel Fernandes, que renunciará, assim, a um terceiro mandato na autarquia de Vila Verde, confirma ao JN que têm "havido contactos" mas garante que ainda não foi formalmente informado de qualquer decisão.

A lista terá Carlos Coelho em segundo lugar, seguindo-se Teresa Morais, Mário David, José Manuel Fernandes, Regina Bastos, Joaquim Biancard, Nuno Teixeira e Marina Leitão. Fonte JN por ADELINO CUNHA E HERMANA CRUZ

3 comentários:

FER. disse...

Acho bem, podiam leválo para lá, e se não for eleito, manda-lo para a Madeira fazer companhia ao Dr. Alberto João...era um sossego cá no Continente.

Anónimo disse...

Não deve conhecer o trabalho de José Manuel Fernandes, pelo comentário não deve perceber muito de politica. Seria um orgulho para todas as pessoas do Minho e de todo o continente independentemente do partido ter um representante tão correcto e disponível no Parlamento Europeu.

Anónimo disse...

Também concordo inteiramente com o comentário supra mencionado. Apesar de ser um anónimo demonstrou conhecer o trabalho desempenhado pelo presidente José Manuel Fernandes, como refere que este é um dos melhores candidatos ao Parlamento.
É considerado pela população do Minho uma pessoa bastante correcta e honesta por isso é com alguma tristeza tivemos conhecimento que este presidente não se iria candidatar novamente à câmara de Vila Verde, no entanto, continua a lutar pelos nossos interesses com uma nova posição.

Ass: Helena Gonçalves (Vila Verde)