Vila Verde/Amares: Média de duas empresas fechadas por mês em 2008



Vinte e cinco empresas fecharam as portas, durante o ano de 2008, nos concelhos de Amares e Vila Verde, mais onze do que em 2007, o que dá o encerramento de duas empresas por mês. Os dados estão compilados num estudo da empresa Informa D&B sobre processos de insolvência e falência em Portugal.

O documento que coloca o distrito de Braga entre os mais afectados, revela que o mês de Novembro foi aquele onde se verificaram mais encerramentos, ao contabilizar cinco empresas em situação de falência ou insolvência. No total foram mais de cem trabalhadores a engrossar as listas do desemprego no distrito que atingiu, no ano passado, números nunca antes alcançados.

Os sectores mais atingidos foram o do retalho (seis empresas), dos fabricantes (sete) e da construção (sete) que representam 75% do peso do mercado. A esta maior fatia acrescente-se ainda os sectores dos transportes (dois), grossista (dois), alojamento e restauração (uma) que foram também afectados pela vaga de encerramentos nos dois concelhos que duplicou relativamente a 2007.

O estudo explica ainda que as empresas com menos de dez anos de existência foram as mais penalizadas ao contabilizarem doze processos de falência ou insolvência, contudo não foram as únicas. A crise atravessou todas as empresas, incluindo empresas com mais de 50 anos de actividade. No que diz respeito ao volume de negócios, foram as empresas com menor volume de vendas as mais penalizadas pela crise. Ao todo foram 14, as empresas de pequena dimensão que encerram durante o ano de 2008. Fonte JN por Pedro Antunes Pereira

0 comentários: