Vila Verde: EPATV lança "Licor do Amor


O licor de morango, baseado numa “doçura que acaba por ser acre, tal como as relações amorosas”, é uma das grandes novidades do evento ‘Namorar Portugal’ 2009, que tem o seu ponto alto na noite do próximo sábado - Dia dos Namorados.
Depois de lançado o repto pelo presidente da câmara de Vila Verde aos alunos da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV), há um ano atrás, três jovens decidiram abraçar a ideia e produzir o licor dos namorados.
Sara Lopes, Carlos Figueiredo e André Ribeiro são os rostos desta iniciativa, orientada pelo docente Pedro Lançós.

Os jovens estudantes, que se encontram no 3.º ano do curso de Técnico de Processamento e Controlo de Qualidade Alimentar, falam de uma experiência única e enriquecedora, que vai ter, agora, uma projecção à altura do trabalho desenvolvido no último ano.
Seiscentas garrafinhas de licor vão ser distribuídas no baile dos namorados, agendado para a meia-noite de sábado.
“Como o morango é um fruto exótico, associado ao amor”, a decisão na escolha do fruto para a base do licor “foi quase espontânea”, dis-se ao ‘Correio do Minho’, Carlos de 20 anos de idade.

Ao longo do projecto, que continua em fase de aperfeiçoamento, os alunos procuraram criar “um licor agradavelmente doce e suave ao mesmo tempo”, referiu o orientador Pedro Lançós.
As especiarias associadas ao morango têm por finalidade dar um toque “afrodisíaco” ao licor, cuja prova só será tirada depois de ser degustado.
“Os ingredientes foram colocados para despertar os apetites da época”, reforçou o docente.
“Acho que as pessoas vão gostar”, considerou a estudante Sara Lopes, afirmando que “no início pensei que ía ser mais complicado, mas a ajuda mútua tornou o projecto mais fácil”.

Depois de ultrapassadas as dificuldades em termos da filtração do licor, André fala de “uma experiência em grande” e de uma aposta gan ha.
“Com esta divulgação, este é o primeiro licor a ser desenvolvido pela EPATV”, pelo que a escola já equaciona o registo da marca do licor dos namorados.
Um dos objectivos é que “possa, mais tarde, vir a ser comercializado”, explicou a directora pedagógica da EPATV, Sandra Araújo.

“Os alunos esforçaram-se e têm trabalhado aqui algumas horas extra, no sentido de conseguir produzir as 600 garrafas para o evento Namorar Portugal”, lembrou a responsável.
“Há que tentar fazer com que os alunos se apercebam de que fazendo o que gostam podem, eventualmente no futuro, conseguir obter algum rendimento e ter um projecto de vida”, rematou Pedro Lançós. Fonte Correio do Minho por Vera Baptista Martins

1 comentários:

Tinta Azul disse...

Muitos parabéns a todos os envolvidos nesta criação.

Fui uma das felizes contempladas com este magnífico presente pela Drª Sandra Araújo.

O licor é muito agradável. Bonita a apresentação.

Bem hajam todos os que trabalham tão bem.

Num, muito simples, gesto de agradecimento fica em http://aluaflutua.blogspot.com uma fotografia, ainda que sem a qualidade que o licor merece, e um link para o vosso blog.

:)