Vila Verde: Festa das Colheitas incentiva comercialização do ‘pica-no-chão’ biológico



Festa das Colheitas, que hoje abre ao público, marca o início da comercialização do ‘pica-no-chão’ biológico, um frango criado ao ar livre e com alimentação especial.

Andam à solta, picam aqui e ali as ervas que encontram e comem apenas milho e ração biológica. E têm de ter sempre água. É neste ambiente que cresce o ‘Pica-no-chão’ que a Asso-ciação de Produtores Biológicos de Vila Verde se prepara para colocar no circuito comercial, dando mais um passo num projecto que se iniciou em 2004.
A Festa das Colheitas de Vila Verde, que hoje se inaugura e que este ano dedica um espaço à agricultura biológica, marca o início da comercialização.
Habituado a dar apoio técnico à Associação de Produtores Biológicos de Vila Verde, Alexandre Rebelo tornou-se, ele próprio produtor. Alugou uma quinta abandonada na freguesia de Cervães e tem neste momento uma exploração com cerca de 300 aves, prontas a entrar no circuito de comercialização do ‘Pica-no-chão”.
A exploração de Alexandre Rebelo iniciou-se o ano passado com os trabalhos de vedação e construção de abrigos e poleiros, respeitando o instinto natural das aves que é empoleirarem-se.
Água, comida e uma boa cama (algumas aves preferem os ramos das árvores) são os ingredientes para produzir aves em modo de produção biológica, respeitando o seu ritmo de crescimento natural e a natureza envolvente.

A Associação de Produtores de Vila Verde apostou em raças autóctones, como a galinha preta, a pedrês ou a amarela.
Na exploração de Cervães, existe um núcleo reprodutor, com o objectivo de criar pintos para repor o efectivo.
Este ano, Alexandre Rebelo até já cultivou milho em modo biológico para alimentação das aves.
No concelho de Vila Verde, há meia dúzia de produtores prontos a entrar na etapa da comercialização, refere Alexandre Rebelo.
Entretanto, têm surgido mais produtores, desde Fafe a Barcelos, com vontade de produzir frango biológico, avança. Fonte Correio do Minho por Teresa Marques Costa

1 comentários:

Anónimo disse...

É sempre a promoção dos mesmos....... há gente há muito mais tempo a produzir frango pica no chão biológico, mas se calhar não jogam no mesmo clube laranja. já estamos habituados a que nesta vila seja assim. tenho dito