Vila Verde: Inaugurada exposição "Guardiões da Tradição de S. Pedro"


Foi inaugurada, esta tarde, a exposição "Guardiões da Tradição de S. Pedro", da autoria dos fotojornalistas Sérgio Freitas e Paulo Magalhães.
Uma exposição fotográfica sobre os tradicionais ‘roubos’ da noite/madrugada de S. Pedro.

Da autoria de dois fotojornalistas, Sérgio Freitas e Paulo Magalhães, a referida exposição resulta de uma reportagem fotográfica realizada na noite/madrugada de 28 para 29 de Junho, na Freguesia de Sabariz-Vila Verde, uma das muitas que ainda preservam os tradicionais ‘roubos’ das noites de S. João e S. Pedro.

É uma tradição que se perde no tempo e nas memórias do povo. Independentemente de quando ou quem a começou, o certo é que são muitas as comunidades que fazem questão de dar vida aos famosos 'roubos da noite de S. Pedro'. Uma série de voluntários cumpre uma ronda pela freguesia, recolhendo materiais que vão adornar o adro da igreja, assinalando de forma mais engalanada a festa do sucessor de Cristo na chefia da Igreja. Na sequência de um período intenso das festas populares de Santo António e S. João, seria injusto não honrar devidamente o oráculo de S. Pedro.

Mas é um trabalho duro para quem assume a missão. E também de grande risco. É que, apesar de muita gente aplaudir a sobrevivência da tradição, há quem não esconda a "chatice" de ter que ir à igreja buscar os seus pertences que se encontravam em casa. Há até moradores que passam a noite em branco, a pé, sempre à guarda dos seus pertences. Daí que os 'homens de S. Pedro' corram, por vezes, muitos riscos. Mas são coisa pouca para quem tem orgulho em preservar tradições.

Os vasos com flores são o grande alvo da noite. Estão, normalmente, mais à mão e ficam muito bem a decorar o adro. Semeadores, arados e outras alfaias agrícolas, tubos de guerra, mangueiras, carrinhos de erva, escadas de armar, letreiros, máquinas de construção civil, mobiliário urbano, cadeiras, mesas e adornos domésticos também são aproveitados para adornar o espaço público.

Foi também assim que aconteceu na freguesia de Sabariz, no concelho de Vila Verde, numa noitada que mereceu a 'bênção' do pároco, que até fez questão de disponibilizar uns 'refrescos' para os 'guardiões da tradição' e sensibilizar a população para a bondade dos 'roubos de S. Pedro'.

Os fotojornalistas Sérgio Freitas e Paulo Magalhães acompanharam os jovens empreendedores, os guardiões da tradição de S. Pedro, e o resultado é uma reportagem única sobre uma das tradições que ainda se mantém no Concelho de Vila Verde.

Composta por cerca de uma dezena e meia de fotos, a referida exposição foi inaugurada esta quarta-feira, dia 23 de Julho, nos Paços do Concelho de Vila Verde, com as presenças do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, do Presidente da Junta de Freguesia de Sabariz, senhor Manuel Matos, e do Pároco da Freguesia de Sabariz, padre Carlos Lopes.

A exposição estará patente no átrio superior do edifício Municipal até ao dia 15 de Agosto de 2008. Fonte Site CMVV

0 comentários: