
Perto de 15 mil pessoas terão visitado a edição de 2007 da Feira de Natal – Mel e Artesanato – de Vila Verde, de acordo com a estimativa feita pelo Município de Vila Verde, entidade organizadora, e os artesãos presentes. O artesanato local, mormente os lenços dos namorados e seus derivados, foram os produtos mais procurados. Os produtos hortícolas, o mel e as artes plásticas também mereceram forte procura.
Os quarenta e dois artesãos e artistas tradicionais do Concelho de Vila Verde e de algumas localidades circunvizinhas presentes não esconderam o seu agrado perante a avalanche de pessoas nos dias do certame, particularmente nos fins-de-semana de 08/09 e 16/17 de Dezembro.
Instalado na tenda gigante da Praça de Santo António, em Vila Verde, o certame ‘encheu as medidas’ de todos, visitantes e expositores. O mel, o linho, os frutos secos, as decorações natalícias tradicionais, os lenços dos namorados e os seus motivos, entre outros, deram àquele espaço a classificação de repositório dos verdadeiros saberes e sabores da tradição.
«Esta é uma forma que encontramos de revivificar e reforçar as nossas tradições, dando maior expressão aos nossos artesãos e àqueles que fazem das artes e ofícios tradicionais um importante complemento financeiro para a família», referiu o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Engº José Manuel Fernandes. O edil mostrou-se particularmente satisfeito por observar «o crescimento do certame e uma evolução positiva quanto à diversidade e à qualidade dos produtos expostos».
Conclui dizendo que «o Concelho de Vila Verde continua a ser um bom exemplo de como se valorizam as raízes, as tradições e o saber dos antepassados». Fonte Voz do Neiva por Luís Filipe Pereira
0 comentários:
Enviar um comentário