
A Câmara de Esposende e a empresa municipal Esposende Ambiente vão avançar com um projecto de recolha de óleos alimentares usados para encaminhamento para produção de biodiesel. Esta iniciativa ocorre numa época do ano em que a produção de resíduo aumenta.
Numa primeira fase, serão criados quatro pontos de recolha, que se localizarão no Mercado Municipal, no Armazém da Esposende Ambiente e nas Juntas de Freguesia de Forjães e de Apúlia, podendo a população fazer a entrega, gratuitamente, a partir de hoje.
Pretende-se, no início do próximo ano, avançar para a criação de pontos de recolha de óleos alimentares em todas as freguesias do concelho, apostando numa lógica de proximidade das populações e de incentivo à recolha.
A reciclagem de óleos alimentares permite a obtenção de biodiesel, combustível menos poluente e que pode ser utilizado directamente em motores diesel. O óleo alimentar pode ser também reciclado para obter um derivado que serve como combustível em mistura com o gasóleo.
Os óleos de fritar usados, tal como os óleos de automóvel usados, quando lançados no meio ambiente provocam problemas de poluição das águas e solos. Fonte JN
0 comentários:
Enviar um comentário