Graças ao sucesso dos produtos tradicionais (artesanato e produtos hortículas), a empresa municipal Proviver deverá “alargar” a exposição de produtos agrícolas.
O XI Encontro de Tocadores de Concertina, a espadelada de linho, a malhada de milho e a pisada de uvas e a segunda edição da corrida de cavalos a passo travado encerraram, ontem, com ‘chave de ouro’ a edição 2007 da Festa das Colheitas - XVI Feira/Mostra de Produtos Regionais.
As expectativas foram superadas e o balanço é “muito positivo”, disse ao ‘CM’ Manuel Barros, o administrador da empresa municipal Proviver, entidade organizadora do evento.
A tarde de sol convidou milhares ao Campo da Feira, que reuniu expositores e visitantes de “todo o país”.
Os “galegos” também aderiram em massa ao certame, que tem dignificado o Minho além fronteiras.
Ontem entraram no recinto da Festa das Colheitas “perto de 90 mil pessoas”, avançou a organização da edição 2007 da Festa das Colheitas.
Dada a grande procura dos produtos tradicionais, a empresa municipal Proviver deverá “alargar”, já no próximo ano, a exposição de produtos agrícolas, garantiu o administrador.
“A aposta nos produtos biológicos” será uma realidade em 2008.
Mais de 300 tocadores de concertina em palco
A Festa das Colheitas, que em 2005 teve o seu ponto alto com a entrada do concelho para o Guiness, em resultado da maior concentração mundial de tocadores de concertina, teve em 2007 o ano da consolidação plena no Campo da Feira. Ontem juntaram-se mais de 300 tocadores que, em uníssono, cativaram miúdos e graúdos ao Campo da Feira.
Vítor Sousa, presidente da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Codeceda, destacou que a ‘Malhada de Milho’ acompanha a Festa das Colheitas, “desde o início” com o intuito de “manter viva a tradição”.
Num total de 25 elementos, com idades compreendidas entre os 18 e os 82 anos, a Associação de Codeceda mostrou ao público as diferentes etapas da o milho, desde o semeio. Em exposição estiveram as diversas ferramentas usa-das pelos agricultores.
O Festival de Gastronomia foi, também, um sucesso. Fonte Correio do Minho por Vera Batista Martins
0 comentários:
Enviar um comentário