Vila Verde: Capela mortuária “inovadora” com bar e espaços privativos


A Paróquia de S. Paio de Vila Verde está a elaborar o projecto de construção de uma Capela Mortuária. A obra terá cariz “inovador”, uma vez que ficará instalada debaixo do adro e contará com valências fora do modelo clássico. Custará cerca de 200 mil euros. Este é um dos muitos projectos que os actuais responsáveis paroquiais de Vila Verde têm em mãos.
O projecto de construção da Capela Mortuária está já aprovado, pela Comissão de Bens Patrimoniais da Arquidiocese de Braga. Este organismo emitiu parecer positivo, aguardando-se que sejam reunidas todas as condições (financeiras e logísticas) para que possa arrancar a construção.
“Trata-se de um equipamento importante para a Paróquia”, refere o padre Paulo Terroso, coordenador da nova ‘Equipa Sacerdotal’ de Vila Verde. O sacerdote destaca que estamos em presença de um projecto “inovador”. Desde logo, o espaço escolhido para construção da capela mortuária prima pela diferença, pois ficará instalada debaixo do adro da Igreja. Acresce o facto da sua arquitectura compreender algumas nuances que a diferenciam de outros projectos do género.
Não será uma capela mortuária do tipo modelo clássico”, afirma o padre Paulo Terroso. Terá, em complemento, “maior comodidade”, pelo facto de contar com bar, zona de recolhimento, espaço privativo de velório, entre outros.
Embora o projecto esteja concluído e o parecer da Comissão de Bens Patrimoniais da Arquidiocese de Braga seja positivo, ainda faltam cumprir alguns passos. As etapas administrativas não serão as mais complexas, mas os responsáveis sacerdotais de Vila Verde estão ainda a congregar apoios financeiros. “A Câmara Municipal já se comprometeu a dar uma parte da verba, a outra será suportada pela paróquia e pelos paroquianos”, adianta o padre Paulo Terroso. Fonte Jornal Terras do Homem

Fonte Imagem

0 comentários: