Braga: AAUM promove marcha lenta na A1 de Braga a Lisboa


A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) promove quarta-feira uma marcha lenta de Braga até Lisboa pela auto-estrada A1 para contestar a proposta do regime jurídico do Ensino Superior, anunciou hoje o seu presidente.


O presidente Vilaverdense da Associação Académica, Pedro Soares, adiantou que a decisão de fazer uma "marcha-lenta" até à Assembleia da República saiu de uma Reunião Geral de Alunos hoje realizada no pólo de Braga para analisar a proposta de regime jurídico que o Governo enviou aos deputados.


"Vamos circular a 50 quilómetros por hora na auto-estrada com autocarros e carrinhas para mostrar a nossa rejeição da proposta e para exigir que sejamos ouvidos", afirmou, dizendo que esta parece ser a única forma de as associações fazerem ouvir a sua voz.


O dirigente estudantil adiantou que a AAUM vai convidar outras associações académicas a juntarem-se ao protesto, para que a presença dos universitários portugueses se faça sentir no caminho para Lisboa.


"A velocidade a que percorreremos a auto-estrada corresponde ao ritmo dos progressos, ou melhor dos retrocessos, que se sentem nas universidades", sublinhou.


Para além da Associação Académica, também os funcionários não-docentes da instituição - que tem pólos em Braga e em Guimarães - já enviaram uma petição à Assembleia da República manifestando discordância quanto à proposta, em especial no que toca ao novo método de eleições dos reitores. Fonte MaisActual

0 comentários: