Soajo: Lobos aproximam-se das habitações



Os lobos estão a aproximar-se perigosamente das habitações no Parque Nacional da Peneda-Gerês à procura do alimento que escasseia nos montes, na sequência dos fogos do último Verão.

O alerta foi dado hoje pelo autarca do Soajo, Manuel Barreira da Costa, que disse à Lusa que, muito recentemente, os lobos mataram várias cabras e ovelhas a menos de 200 metros de habitações e que já há, na aldeia, quem tema o pior.

O presidente da Junta de Freguesia referiu que até ao momento, ainda não houve ataques a pessoas, mas, da forma como os lobos se estão a aproximar, todo o cuidado é pouco.

Com a falta de pasto nos montes, os pastores já não levam para lá os seus rebanhos, deixando-os a pastar ao pé de casa, o que acaba por funcionar como uma espécie de chamariz para os lobos.

Segundo o autarca, a situação torna-se ainda mais complicada devido aos insustentáveis atrasos com que o PNPG paga as indemnizações dos prejuízos provocados pelo lobo.

As dificuldades financeiras do Instituto para a Conservação da Natureza, que tutela o PNPG, têm sido a justificação dada para os atrasos nos pagamentos.

Os incêndios de Agosto consumiram cerca de 3.600 hectares do PNPG, sendo a freguesia do Soajo uma das mais afectadas. Fonte Antena Minho

0 comentários: