Prado: Extensão de saúde de Prado já abriu



Um dos mais velhos anseios da população da vila de Prado, em Vila Verde, entrou, finalmente, em funcionamento, há 15 dias. O novo edifício da extensão de saúde deixa para trás um préfabricado exíguo e sem quaisquer condições e passa a albergar sete médicos, pessoal auxiliar e a servir cerca de 14 mil utentes. Mesmo assim, foi preciso aguardar quase três anos para ver concluída a obra e o novo edifício ao serviço dos utentes.

Lançada em Fevereiro de 2003, e com prazo de execução de um ano, a obra conheceu sucessivos atrasos. A falência do primeiro empreiteiro, as burocracias do novo concurso, as dificuldades técnicas do terreno e o atraso na colocação do equipamento levou ao desespero a população da vila. No entanto, desde o final do mês passado, os profissionais da extensão de saúde de Prado e os milhares de utentes podem, finalmente, apreciar o novo espaço.

Arestas a limar

"Há pormenores a resolver, mas vão sendo resolvidos", assegurou o director do Centro de Saúde de Vila Verde, em declarações a órgãos de comunicação social locais, onde revela, ainda, a intenção de criar, "num futuro breve", uma unidade de saúde familiar naquela extensão. A norte do concelho, a extensão de saúde da Ribeira do Neiva recuperou o médico que havia perdido em meados do mês do último mês de Novembro. A unidade volta a ter três clínicos, sendo que a opção recaiu sobre um clínico espanhol.
Já há médicos

Com a entrada do novo clínico, Rogério Costa considera que o problema da falta de médicos na Ribeira do Neiva "está resolvido". O mesmo não se pode dizer em relação ao quadro concelhio, onde seriam necessários mais três a quatro médicos para suprir todas as lacunas existentes, segundo ainda aquele responsável. Fonte JN por Pedro Antunes Pereira

0 comentários: