Portugal: 21 "Maravilhas" Portuguesas vão a votos para eleger 7



Quem quiser escolher, entre 21 monumentos, quais devem ser as «7 Maravilhas de Portugal», tem 212 dias para fazê-lo. A lista de finalistas foi revelada ao princípio da tarde de hoje no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa. A ministra da Cultura inaugurou a votação, através do site da organização. Diogo Freitas do Amaral foi apresentado formalmente como comissário nacional e presidente da comissão de honra para a eleição das «Novas 7 Maravilhas do Mundo» e das «7 Maravilhas de Portugal».

Um pequeno terminal de Internet instalado na sala Sophia de Mello Breyner, cujas janelas oferecem vista para o Mosteiro dos Jerónimos (um dos finalistas da votação), serviu a Isabel Pires de Lima para, numa breve operação, aceder ao site das 7 Maravilhas de Portugal, registar-se e seleccionar os seus monumentos preferidos. No final, não quis revelar a lista das suas escolhas, mas ergueu uma ponta do véu. «Confesso que a minha primeira escolha foi o Convento de Cristo, em Tomar». Com uma justificação: «É a jóia da coroa do património português, e não tem merecido a atenção devida».

O acto sinalizou o início da eleição que vai durar até 7 de Julho de 2007, dia em que será feito o anúncio dos monumentos vencedores no Estádio da Luz, em Lisboa, durante a mesma cerimónia que vai servir para apresentar as «Novas 7 Maravilhas do Mundo» - cuja votação começou no dia 7 de Dezembro e conta já com 30 milhões de votos.

Fonte Portugal Diário


Esta escolha poderá se tornar polémica, visto ficarem excluídos certos monumentos que têm um valor superior a alguns dos 21 Candidatos. Quanto ao Minho apenas se faz representar pelo Castelo de Guimarães. Apelo ao voto no Castelo de Guimarães, senão mais uma vez o Minho será esquecido.
Página Principal do evento: http://www.7maravilhas.pt/

3 comentários:

Anónimo disse...

J'ai voté , eh oui !
y'a le chateau de Guimares dans mes choix, normal vu que c'est le berceau du Portugal , et aussi la torre de Belem emblème des decouvertes du Portugal , d'où partaient les bateaux.
Elisabeth

Anónimo disse...

Noticia :P

http://sentirvilarinho.com/comentarNot.php?id=261

Anónimo disse...

Ajudem o castelo de Guimarães, único monumento do Minho na lista, a integrara a lista final das Maravilhas de Portugal.
Os dez mais votados até agora são o Castelo de Almourol, de Guimarães e de Óbidos, o Convento de Cristo e Basílica de Mafra, o Convento de Cristo, o Mosteiro da Batalha e dos Jerónimos, o Palácio Nacional da Pena, o Templo Romano de Évora e a Torre de Belém.
estes nove são os principais rivais do Castelo de Guimarães. O Norte e o Minho merecem integrara o ciscuito das Maravilhas de Portugal. Votem em www.7maravilhas.pt