Amares: Campanha alerta para saneamento



A Câmara de Amares vai iniciar um período de sensibilização da população para que faça a adesão à rede pública de saneamento que se encontra já instalada. A partir de Janeiro, a Autarquia vai obrigar a fazer a ligação e passará a cobrar a respectiva tarifa. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara, que não entende que os munícipes "façam queixas por não existir rede de saneamento e, depois de instalada, não façam as ligações".

José Barbosa dá o exemplo de Lago, onde se gerou, durante anos, uma onda de contestação por falta de saneamento em alguns lugares mais problemáticos "e agora, que está instalada a rede, ninguém faz a ligação". Para o autarca, "a Câmara vai fazer cumprir a lei quem tem rede de saneamento à porta será obrigado a realizar a ligação; caso contrário, a Câmara vai agir".

As tarifas de recolha de lixo aumentaram substancialmente e o caso está a gerar uma forte contestação de alguns empresários do comércio, que passarão a pagar mensalmente uma tarifa a rondar os 15 euros. "É um exagero passar a cobrar esse valor; não se compreende que critérios foram usados"- são algumas expressões de comerciantes . O presidente da Câmara compreende que passa a ser um esforço grande, mas considera que o Município "não poderia continuar a suportar a prestação de um serviço que lhe fica muito oneroso. Durante anos não se cobrou, mas deveria ter-se cobrado". Fonte JN por Pedro Antunes Pereira

0 comentários: