Braga: Agere sem resposta para tanto lixo na via pública


A cidade de Braga acordou ontem com um amontoado de lixo espalhado ao longo dos passeios, num cenário de "desleixo" e "incúria" pela boa salubridade urbana. A parte sul da cidade foi a mais afectada, cujos serviços da Agere, Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga, só retomaram, ao final da manhã, a recolha de lixo, após três dias de prolongado descanso natalício (incluindo a terça-feira, tolerância de ponte).

Zonas de S. Victor, S. Lázaro, Maximinos e S. Vicente apresentavam ontem, ao principio do dia, um aspecto desolador, com sacos e mais sacos, amontoados, nos passeios, junto a paragens de autocarros e até encastelados em espaços verdes.

Estima-se que durante a manhã de ontem mais de 200 toneladas de lixo doméstico tenha sido recolhido pelos serviços da Agere, numa operação, de resto, iniciada, a partir das 23 horas de terça-feira.

O administrador-delegado da Agere, Nuno Ribeiro, importou tal situação às festividades natalícias e, simultaneamente, à tolerância de ponte dada na terça-feira, não deixando, por outro lado, de referir que "os circuitos nocturnos não foram capazes de dar resposta ao excesso de lixo depositado nas ruas".

"Foi o caso da passada terça-feira, pois ouve milhares de pessoas que regressaram a Braga, após o período de Natal passado fora da cidade. Esta situação, por questões óbvias, acarreta mais transtornos no serviço de recolha de lixo", disse. Fonte JN por Magalhães Costa

0 comentários: