Soutelo: Aposta no cultivo de melão


Antigamente, o melão de Soutelo era conhecido em todo o país, mas com o evoluir dos tempos o cultivo foi diminuindo, restando nesta altura, meia dúzia de produtores. O presidente da Junta está interessado na certificação do melão porque "seria um bom incentivo" para os agricultores voltarem à produção. Este processo de certificação está a ser feito em parceria com a Adere-Minho.

Mas a vida dos produtores de melões "casca-de-carvalho" não está fácil, depois da Estradas de Portugal ter solicitado à GNR que fiscalize os vendedores nas bermas das estradas, sobretudo na zona de Barcelos. A queixa foi feita pelo deputado do PCP Agostinho Lopes que, num requerimento entregue na Assembleia da República, pretende alguns esclarecimentos do Ministério da Agricultura.

Agostinho Lopes salienta que aquele produto "é hoje ainda uma produção de agricultura especializada que vem sobrevivendo apesar da redução da área de cultivo, através da sucessão de gerações de agricultores minhotos, que fazem disso não só uma demonstração de elevada capacidade técnica, como fonte de rendimento sazonal". O deputado comunista vai mais longe "Os postos de venda são as casas dos produtores, feiras e romarias e as margens das estradas" porque como é reconhecido pelas entidades oficiais "a produção deste tipo de melão não tem dimensão para ser introduzida em canais de comercialização alternativos aos actuais". Fonte Site Mais Actual


0 comentários: