Vila Verde: Elas tratam da casa eles de contas e carro



Um estudo de diagnóstico sobre a discriminação caseira de tarefas foi apresentado, recentemente, no âmbito do projecto "Reactivar Saberes, Reforçar Equilíbrios Locais" promovido pela Aliança Artesanal de Vila Verde e desenvolvido desde 1 de Julho de 2004. Uma das principais conclusões refere que "há grande partilha na tomada de decisões no seio familiar", mas ainda há muito trabalho a fazer "na partilha de tarefas familiares".

O estudo mostra que é ao homem que cabe "tratar do carro, reparar electrodomésticos ou pagar contas", enquanto a mulher fica "com a roupa (lavar e passar), arrumar e cuidar dos filhos".

A ideia era, segundo a coordenadora do projecto, "compreender as diferentes perspectivas, papeis e necessidades e interesses das mulheres e dos homens nos concelhos de Vila Verde e Ponte da Barca, identificar as suas competências/conhecimentos, as suas necessidades práticas e interesses estratégicos, assim como conhecer os obstáculos sociais e culturais e as oportunidades para reduzir as desigualdades de género". Paula Isaías acrescenta ainda que foram questionadas 440 pessoas, a grande maioria, entre os 26 e os 30 anos.

Em termos de horas semanais gastas nas tarefas domésticas, as discrepâncias são enormes "As mulheres gastam 14 horas a tratar da casa contra quatro dos homens, e 11 horas com os filhos contra cinco do sexo masculino". Outra curiosidade do estudo revela que tanto homens como mulheres usam os tempos livres para estar com a família, ler e brincar com os filhos. Os homens vêem mais televisão. O casal considera que, com ajuda mútua e conciliação do horário de trabalho, ficaria mais tempo para as actividades de lazer.

Durante o período em que o projecto esteve em curso, a Aliança Artesanal desenvolveu algumas acções, como a criação de um gabinete de apoio ao desenvolvimento de ideias empresariais, por onde passaram mais de 300 mulheres e que realizou 30 sessões de sensibilização. Lançou, também, seis boletins informativos, numa tiragem total de 40 mil exemplares, uma brochura, criou um stand itinerante e cinco seminários temáticos. Fonte JN por Pedro Antunes Pereira

0 comentários: